Camp do NBA Basketball School recebeu Oscar Schmidt, Marcelinho Machado, Helen Luz, Raul Togni, Renato Lamas e Márcio Dornelles em quatro dias na Graded School

Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto

Quatro dias de uma experiência inesquecível. Assim foi o ‘Basketball Camp’, exclusivo para meninos de 12 a 17 anos, promovido pelo NBA Basketball School, que foi realizado no ‘feriadão’ do ‘Dia da Proclamação da República’, na Graded School, em São Paulo (SP). Com uma programação recheada de atividades, o evento foi muito além das quatro linhas da quadra: palestras, bate-papos com grandes nomes do basquete como a ‘Lenda’ Oscar Schmidt, Marcelinho Machado e Helen Luz, entre outros, desafios e sorteios de brindes, além de momentos de emoção e inspiração para os quase 90 meninos de seis estados do país (RJ, SP, MG, PR, RS e TO) que participaram do camp. Oportunidades para aprendizados importantes dentro e fora da quadra.

“Foram dias muito intensos, de treinos fortes, aprendizados, dividindo essa paixão pelo basquete, mas também marcantes para todos que participaram, pelos ensinamentos, pelas experiências e por momentos que vivemos juntos. É gratificante ver a alegria desses meninos, a maneira como respiram o esporte, a dedicação, a disciplina e a evolução ao longo dos dias. O camp foi de altíssimo nível, fechamos o ano com chave de ouro”, disse Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina.

Dois momentos de muita emoção marcaram o camp. Oscar Schmidt, que superou um câncer na cabeça, foi surpreendido pela história do jovem João Felipe, de apenas 11 anos, aluno do núcleo Basquete SA, do Rio de Janeiro, que passou pelo período de remissão de um câncer no rim na última semana. Um encontro que fez o ‘Mão Santa’ ficar sem palavras em um momento que emocionou a todos os presentes.

“Não sei o que falar… Você é diferente, menino. Você venceu um câncer. Se você venceu um câncer, você pode tudo, porque você é forte. Não há limites para você. Fiquei muito feliz em conhecer você e sua história, você é uma inspiração”.

Outro momento que mexeu com o público do camp foi a homenagem a Raul Togni, licenciado número 1 do programa NBA Basketball School. ‘Raulzão’ recebeu homenagem após uma videoconferência da qual seu filho, Raulzinho, armador do Cleveland Cavaliers, participou em bate-papo com os atletas. Pai e filho se emocionaram.

“ Meu pai é minha inspiração, sempre foi, sempre foi o meu espelho. E se eu sou quem eu sou hoje, se cheguei onde cheguei, devo muito a ele, à minha família, por terem me passado valores, por terem me ensinado a não desistir e a lutar pelos meus sonhos. Agradeço a ele por tudo que fez por mim”, afirmou Raulzinho.

Além dos treinamentos diários em dois períodos, com estações de fundamentos e desafios, os jovens atletas participaram de jogos e foram desafiados a mostrarem seu melhor basquete em quadra. Helen Luz, campeã mundial e medalhista olímpica, também se emocionou ao falar da família em bate-papo com os atletas. Márcio Dornelles lembrou das dificuldades do início da carreira e Renato Lamas falou da ‘convivência’ com as dores na coluna ao longo da carreira, seu pior adversário. Ao longo do fim de semana, a Seleção Brasileira masculina sub-15, que se prepara para a disputa do Campeonato Sul-americano, também visitou o Basketball Camp.