E assim mesmo, “Basket Osasco”, com nova grafia no nome

Foto: Bruno Ulivieri
Foto: Bruno Ulivieri

Agora é oficial, o Basket Osasco disputará o Campeonato Brasileiro Masculino, a partir de fevereiro 2020. Após cinco anos na elite estadual, o projeto avança e finalmente chega ao cenário nacional, objetivo estabelecido pelo diretor e atual técnico do time adulto, João Ricardo Lourenço, desde o ressurgimento do basquete no município.

A disputa também é mais um passo rumo ao sonho de jogar a Liga Nacional de Basquete (LNB). “Para nós, é uma emoção muito grande colocar o Basket Osasco no cenário nacional da modalidade. São anos de dedicação e um trabalho desenvolvido com os pés no chão para honrar a cidade de Osasco, que sempre teve tradição nos mais diversos esportes. Agradeço ao prefeito Rogério Lins e ao secretário de esportes, Carmonio Bastos, por todo o empenho. Esperamos fazer um grande Campeonato Brasileiro e evoluir cada vez mais”, afirmou João Ricardo, que já está trabalhando na formação do elenco e segue em busca de patrocinadores. O patrocínio Master, por exemplo, ainda não foi fechado.

No total, 14 times de seis estados estarão presentes na segunda edição do Campeonato Brasileiro, que tem como principal objetivo aumentar o número de equipes jogando basquete profissional no país. A bola sobe em fevereiro de 2020, com os times divididos em duas conferências, “Verde” e “Amarela”, se enfrentando em duelos de turno e returno dentro das próprias conferências. Os dois melhores de cada uma avançam direto para as quartas de final. O terceiro, quarto, quinto e sexto colocados em cada conferência se enfrentam em um duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências para definir assim os outros quatro classificados. Já as quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, com os primeiros colocados encarando o vencedor do duelo entre o 4º x 5º, e os segundos colocados pegando quem triunfar do jogo entre 3º x 6º. O campeão brasileiro será definido por de Final Four entre os quatro semifinalistas.

Nas próximas semanas, o departamento técnico da CBB irá divulgar a tabela detalhada do torneio. Confiras as chaves: Basquete Blumenau-SC, Brusque/FME/Aradefe/Trimania-SC, São José dos Pinhais-PR, NBPG/CCR Rodo Norte/UNISECAL Ponta Grossa-PR, Cerrado Basquete-DF, Basquete Anapolino-GO e Basket Osasco-SP (Conferência Verde); Basquete Joinville-SC, Blackstar Joinville-SC, Viptech Campo Mourão Basquete-PR, ADRM/Maringá-PR, Praia Clube/Colégio Gabarito-MG, Esporte Clube Pinheiros-SP LSB/Flex/PMS-SP (Conferência Amarela).