Competição contará com a participação dez equipes

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Campeonato Paulista Masculino 2023 será aberto, nesta terça-feira (1º de agosto), com o duelo isolado entre Basket Osasco e São Paulo FC, às 21h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP). O jogo inicial do estadual terá transmissão ao vivo pelo Bandsports.

O Basket Osasco, comando pelo técnico Adriano Geraldes, terá cinco reforços para sua nona participação seguida na elite estadual, mantendo aquela mescla no elenco, contando com alguns jogadores mais experientes e jovens promissores: o armador Robson Jr e o ala/pivô Augusto Rosa, que se destacaram pelo Cerrado Basquete, o ala Victor Egon, 27 anos, atuava pelo Pato Basquete e retorna; o ala/pivô Gabriel de Camargo, formado na base do CA Paulistano e que estava no Webber International College-EUA; além do ala/armador Alexei Patrício, que estava no Minas Tênis Clube, e vestirá pela terceira vez a camisa do Basket Osasco

Geraldes / Foto: Divulgação/Basket Osasco

“O nosso primeiro objetivo é representar bem a cidade, representar bem o Basket Osasco, e seguir dentro daquela expectativa que nós montamos até mesmo para o Brasileiro, em que as pessoas que assistirem aos nossos jogos tenham um bom espetáculo, um bom jogo de basquete, um jogo divertido, e saiam dali satisfeitas. Este, sem dúvida, segue sendo um dos objetivos, além de competir bem, apresentar um bom basquete, uma equipe que represente bem o nosso trabalho, seja aguerrida, e lute até os últimos segundos das partidas pelas vitórias”, destacou Adriano Geraldes.

Permaneceram na equipe, o armador Felipe Dalaqua, os alas/armadores Bruno Santos e Robinho, o ala/pivô Nathan Ribeiro e o pivô Tom de Oliveira permaneceram na equipe. Entre as saídas, o armador Paulinho Boracini, o pivô Márcio de Souza e os alas/pivôs Emanuel Matias, Lucas Brandão e José Junior Santana.

Para esta temporada, o São Paulo FC, dirigido pelo técnico Bruno Mortari, contratou o armador Ricardo Fischer (ex-CR Flamengo) e o lateral norte-americano Dominique Coleman (ex-EC Pinheiros), seguindo forte e com o elenco pouco remodelado. “Tivemos uma semana intensa de treinos e estamos preparados para a estreia. O time não estará completo ainda, mas preparado para fazer uma boa estreia e um excelente Campeonato Paulista. O nosso objetivo primeiro é chegar à final e, depois, sendo o São Paulo FC o time grande que é, ir em busca de títulos, que é nosso objetivo maior durante toda a temporada”, comentou Bruno Mortari.

Foto: Mortari / Célio Messias/Saopaulofc.net

Entre os remanescentes no elenco Tricolor estão: Ralfi Ansaloni, Henrique Coelho, Igor, Thiago Ramos, Lucas Siewert, Betinho Nardi e os norte-americanos Corderro Bennett, Malcolm Miller e Tyrone Curnell. Por outro lado, deixaram o time: Marquinhos Sousa, o norte-americano Shamell Stallworth e Elio Corazza.

O estadual conta com estas equipes: AZ Araraquara, Bauru Basket, EC Pinheiros (São Paulo), Mogi das Cruzes Basquete, Coop São José Basketball (São José dos Campos), Paulistano/Corpe (São Paulo), SC Corinthians Paulista (São Paulo) e Sesi Franca Basquete, além dos dois times já citados.

Sistema de disputa
Na fase inicial as dez equipes participantes jogam entre si, em turno único. Na sequência, os times classificados do primeiro ao quinto lugar se enfrentam com o mando invertido da etapa anterior (returno), apurando a classificação do primeiro ao quinto. Já os times posicionados do sexto ao décimo lugar também se enfrentam com o mando invertido (returno). Os três melhores se juntam aos cinco qualificados do outro grupo para formar o playoff – quartas-de-final, com oito equipes no total.

Em seguida, os quatro classificados oriundos das quartas-de-final jogam o Final Four, que apontará o campeão Paulista Masculino 2023.