Cruzeiro Basquete ganha em casa e deixa tudo igual na série

O Basket Osasco (SP) garantiu vaga na grande final da Liga Ouro 2025 ao derrotar o Minas Tênis Clube “B” (MG), nesta segunda-feira (19 de maio), por 73 a 68 (39 a 34 no primeiro tempo), em jogo válido pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – semifinal, disputado no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), na cidade de Osasco (SP). Com este resultado, a Coruja fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.

Foto: Bruno Ulivieri/Osasco

O jogo foi de alternâncias, contudo, o time paulista foi mais incisivo quando esteve na frente e isso lhe conferiu a dianteira do marcador. A equipe mandante foi melhor no quarto inicial, mas a visitante reagiu no segundo e baixou a diferença. No segundo tempo, o Minas Tênis Clube “B” foi melhor no terceiro quarto, enquanto o Basket Osasco reagiu no último para liderar o placar e garantir o resultado positivo da classificação – 25 a 15 (primeiro quarto), 14 a 19 (segundo quarto), 14 a 19 (terceiro quarto) e 20 a 15 (quarto final).

Os atletas mais efetivos do Basket Osasco foram Felipe Dalaqua (16 pontos, 06 rebotes e 06 assistências), o norte-americano Anthony Harris (14 pontos, 06 rebotes e 04 assistências) e Matheus Weber (14 pontos). Em favor do Minas Tênis Clube “B”: Lucas “Naka” Nakazawa (21 pontos, 04 rebotes e 08 assistências) e Richard “Rich” Udoagwa (19 pontos e 07 rebotes).

Já o Cruzeiro Basquete (MG) deixou tudo igual ao suplantar a Liga Sorocabana de Basquete (SP), por 71 a 68 (40 a 35 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Poliesportivo Antônio Penido Guimarães, na cidade de Itatiauçu (MG). Agora, a série encontra-se empatada, com uma vitória para cada lado.

Foto: Bruno Ulivieri/Osasco

O time mineiro comandou as ações nos dois quartos iniciais e fechou o primeiro tempo na frente, conseguindo desgarrar um pouco. Na volta do intervalo, a Liga Sorocabana de Basquete viveu o seu melhor momento na partida e aplicou a virada no terceiro quarto. Mas, o Cruzeiro Basquete devolveu a reação nos dez minutos finais e voltou à dianteira do marcador para vencer em casa e igualar a série – 22 a 21 (primeiro quarto), 18 a 14 (segundo quarto), 08 a 17 (terceiro quarto) e 23 a 16 (quarto final).

Os máximos anotadores do Cruzeiro Basquete foram Wesley Sena (19 pontos e 06 rebotes) e o norte-americano Dominique Coleman (18 pontos). Pela Liga Sorocabana de Basquete: Lucas Monteiro (19 pontos e 03 assistências) e Douglas Nunes (13 pontos e 06 rebotes).

O terceiro confronto, que vai definir o segundo finalista da divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB Caixa), está marcado para quarta-feira (21 de maio), às 20h (de Brasília), novamente no ginásio Poliesportivo Antônio Penido Guimarães, em Itatiauçu (MG). Quem vencer se garante na grande final.

A Liga Ouro 2025 é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).