Imagem: CBB
Imagem: CBB

A segunda rodada da primeira ‘janela’ da Conferência Gerson Victalino, na fase inicial do Campeonato Brasileiro – 2021, foi disputada nesta terça-feira (09 de fevereiro), no ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO).

No duelo dos invictos, o Basket Osasco derrotou o Blasckstar/Unisociesc, por 88 a 75 (38 a 39 no primeiro tempo). A partida começou equilibrada, com os dois times comandando um período no primeiro tempo; nos dois períodos finais, no entanto, o representante paulista cresceu de produção e ficou na frente, comandando o marcador para vencer a segunda – 16 a 20 (primeiro quarto), 22 a 19 (segundo quarto), 24 a 11 (terceiro quarto) e 26 a 25 (quarto final).

Foto: Divulgação/CBB
Foto: Divulgação/CBB

Os destaques foram Guga Ceccato (17 pontos e 05 assistências) e o argentino Santiago Ludeña (17 pontos, 07 rebotes e 10 assistências – double-double), pelo time de Osasco; Mauro Junior (13 pontos e 10 rebotes – double-double) e Henrique Cerimelli (13 pontos), em favor da equipe de Joinville.

“Jogo duro no primeiro tempo, o time demorou para encaixar, já no segundo corrigimos nossa defesa e o ataque foi efetivo. Quer parabenizar todos os atletas pela entrega”, analisou o técnico João Ricardo, do Basket Osasco.

“O primeiro tempo foi equilibrado, o time deles imprimiu um ritmo forte na defesa, aí nos concentramos, focamos em jogar basquete e também imprimimos um ritmo forte defensivo; no ataque conseguimos achar os espaços livres e, com isso, abrimos a diferença para vencer”, acrescentou o armador Guga Ceccato, também do representante paulista.

“Não há tempo para lamentar a derrota, pois temos menos de 24 horas para corrigir os erros e buscar fazer um jogo mais eficiente diante do Botafogo”, completou o armador Lucas Moreira, do Blasckstar/Unisociesc.

Quem também manteve o 100% de aproveitamento foi o Anápolis Vultures, que venceu o duelo goiano diante do Vila Nova/AEGB, por 88 a 80 (49 a 39 no primeiro tempo). O duelo goiano foi um jogo acirrado, com os dois times lutando pelo resultado positivo, que trouxe alternâncias, mas o time anapolino conseguiu fechar melhor o jogo para vencer a segunda no campeonato – 23 a 22 (primeiro quarto), 26 a 17 (segundo quarto), 15 a 23 (terceiro quarto) e 24 a 18 (quarto final).

Foto: Divulgação/CBB
Foto: Divulgação/CBB

Os maiores nomes da partida foram Alef Cesar (37 pontos e 03 bolas recuperadas) e Zé Carlos dos Santos (16 pontos e 05 rebotes), pelo Anápolis Vultures; Guilherme Santos (23 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Gui Bento (16 pontos, 05 rebotes, 06 assistências e 05 bolas recuperadas), em favor do Vila Nova/AEGB.

“Vitória superimportante num clássico, para dar moral na continuidade do campeonato. Seguramos a reação do Vila na defesa”, analisou o ala/pivô Zé Carlos dos Santos, do Anápolis Vultures.

Complementando a jornada, o Botafogo FR conseguiu a recuperação ao derrotar o Flamengo Blumenau, por 88 a 81 (45 a 40 no primeiro tempo). O time catarinense começou melhor e fechou o quarto inicial na frente, mas o representante carioca reagiu e foi melhor nos dois períodos seguintes, abrindo uma vantagem suficiente para suportar a tentativa de reação do rival nos dez minutos finais – 21 a 24 (primeiro quarto), 24 a 16 (segundo quarto), 25 a 17 (terceiro quarto) e 18 a 24 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Paulinho Boracini (27 pontos, 06 rebotes e 06 assistências) e Wallison Vinicius (17 pontos e 05 rebotes), pelo Fogão; Jefferson Socas (17 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Andrezão Silva (16 pontos e 09 rebotes), em favor do time de Blumenau.

Foto: Divulgação/CBB
Foto: Divulgação/CBB

Para o técnico João Batista Guia, o Botafogo FC reagiu bem nessa rodada. “A minha equipe é de base bem jovem, contando apenas com três jogadores mais experientes e, desta forma, o Botafogo quer mostrar que dá para fazer basquete fortalecendo a base e ajudando que os técnicos tenham um trabalho mais tranquilo. Estamos organizando e ajeitando as coisas parta o trabalha seja bem feito e esse time é uma mostra disso, com contratações de atletas jovens; essa vitória demonstra que se deve investir na base, dando a chance para jogadores mais jovens”, comentou.

“Fortalecendo isso, conseguimos ter resultados. Os garotos estão de parabéns, junto com o Duda Machado, Paulinho Boracini e Douglas, que são os pilares e suportam os estresses e a pressão que existe em cima da equipe, blindando e ajudando os meninos; a vitória deles é a valorização disso, do trabalho que vem sendo realizado. Os meninos estão sendo muito bem acompanhados e assessorados para que realizem um grande trabalho. Viemos de uma derrota, mas o grupo tem escutado o que estamos passando de informações e experiências e a recuperação veio nesta segunda rodada”, completou João Batista.

Com estes resultados, a classificação de momento da Conferência Gerson Victalino é esta: 1º) Basket Osasco e Anápolis Vultures – 04 pontos (02 vitórias), 3º) Blasckstar/Unisociesc e Botafogo FR – 03 pontos (01 vitória e 01 derrota) e 5º) Flamengo Blumenau e Vila Nova/AEGB – 02 pontos (02 derrotas).

A terceira rodada, que acontece nesta quarta-feira (10 de fevereiro), no mesmo local, conta com estas partidas: Botafogo FR x Blackstar/Unisociesc (14h), Flamengo Blumenau x Anápolis Vultures (17h) e Vila Nova/AEGB x Osasco Basket (20h).