Liga Sorocabana de Basquete e Flamengo/Blumenau também garantem o resultado positivo na penúltima rodada do turno da Conferência Jatyr Schall

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

A AZ Araraquara assumiu a liderança isolada da Conferência Jatyr Schall, no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, ao derrotar a ADM/Maringá, nesta quinta-feira (24 de fevereiro), por 66 a 29 (36 a 16 no primeiro tempo), em jogo válido pela penúltima rodada do turno da fase inicial, disputado no ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), na cidade de Blumenau (SC). A equipe comandada pelo técnico Fabio Apolinário lidera a disputa com 100% de aproveitamento.

Defesa! Esse foi o ponto alto da equipe de Araraquara neste confronto, pois não permitiu que o representante paranaense atacasse dentro do que estava acostumado e isso diminuiu muito o potencial ofensivo do adversário. Desta forma, a AZ Araraquara comandou todos os períodos e construiu uma vitória sólida e merecida – 23 a 08 (primeiro quarto), 13 a 08 (segundo quarto), 18 a 07 (terceiro quarto) e 12 a 06 (quarto final).

Os destaques foram Lucas Vezaro (13 pontos e 04 bolas recuperadas), Guilherme Estevão (08 pontos e 07 rebotes), Felipe Esteves (08 pontos) e Rafael “Jaiminho” Matine (08 pontos e 03 assistências), todos pela equipe paulista; Brunno Biazin (10 pontos e 096 rebotes) e Erike “Guapi” Lima (07 pontos e 08 rebotes), em favor do time paranaense.

“Este foi um jogo muito importante para dar mais tranquilidade e mais confiança ao time. Conseguimos imprimir um ritmo defensivo muito forte e tivemos uma transição muito rápida. Isso acabou dificultando o jogo para o time de Maringá. Estou bastante satisfeito com o desempenho da equipe. Como já frisei, um jogo que nos traz mais tranquilidade e confiança. Agora, é manter a concentração para buscamos mais uma vitória na última rodada do turno”, analisou o técnico Fábio Apolinário, da AZ Araraquara.

A Liga Sorocabana de Basquete embalou na competição ao derrotar o Coritiba Monsters/Grupo Barigui/Thalia, por 60 a 47 (26 a 25 no primeiro tempo). A equipe paulista tornou a começar bem o jogo, mas permitiu a recuperação do time paranaense no segundo período. Na volta do intervalo, o representante de Sorocaba entrou novamente no ritmo e voltou a comandar o placar, mantendo o mesmo panorama no quarto período para vencer mais uma – 16 a 12 (primeiro quarto), 10 a 13 (segundo quarto), 18 a 10 (terceiro quarto) e 16 a 12 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Adler Ribeiro (24 pontos) e Ygor Freitas (12 pontos, 16 rebotes e 03 bloqueios – double-double), pelo time sorocabano; Metheusão Fontes (13 pontos e 05 rebotes) e Aieser Pereira (10 pontos e 04 rebotes), em favor da equipe curitibana.

“Essa foi uma boa vitória, que passou ainda mais confiança para o grupo e nos dá a chance de embalar no campeonato. O jogo começou disputado, mas logo conseguimos impor a nossa defesa e fizemos vários contra-ataques. Isso foi o ponto chave para que conquistássemos o resultado positivo. O time está embalando e criando uma identidade, pois são vários jogadores novos no grupo, que vai seguir em crescimento com a sequência da competição”, comentou o armador Adler Ribeiro, da Liga Sorocabana de Basquete.

E, no clássico catarinense, o Flamengo/Blumenau superou o  Brusque/FME/Aradefe, por 77 a 57 (37 a 23 no primeiro tempo), e também embalou. O representante de Blumenau esteve sempre no comando das ações e ficou na frente em todos os quartos, construindo uma vitória tranquila e convincente – 18 a 09 (primeiro quarto), 19 a 14 (segundo quarto), 19 a 17 (terceiro quarto) e 21 a 17 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Gabriel Henrique (20 pontos e 04 rebotes) e Lucas Lima (16 pontos e 08 assistências), pelo Flamengo/Blumenau; Lucas Brito (18 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Renato Scholz (10 pontos e 08 rebotes), em favor do Brusque/FME/Aradefe.

“Estamos buscando novas soluções para a equipe e estamos crescendo gradualmente, além de jogar com mais confiança. Nossa defesa também cresceu e isso tem nos proporcionado mais contra-ataques. O grupo está evoluindo num momento importante, já que o campeonato vem sendo pautado pelo equilíbrio, com jogos duros e sequenciais”, analisou o técnico André Germano, do Flamengo/Blumenau.

A classificação atual da Conferência Jatyr Schall é a seguinte:

1º) AZ Araraquara – 10 pontos (05 vitórias)
2º) Grupo BT/Clube de Campo Tatuí – 09 pontos (04 vitórias e 01 derrota)
3º) Liga Sorocabana de Basquete – 08 pontos (03 vitórias e 02 derrotas)
4º) Flamengo/Blumenau – 08 pontos (03 vitórias e 02 derrotas)
5º) Brusque/FME/Aradefe – 07 pontos (02 vitórias e 03 derrotas)
6º) Coritiba Monsters/Grupo Barigui/Thalia – 07 pontos (01 vitória e 05 derrotas)
7º) ADRM/Maringá – 05 pontos (05 derrotas)

A última rodada do turno da Conferência Jatyr Schall acontece nesta sexta-feira (25 de fevereiro), no mesmo local, com essas partidas: Brusque/FME/Aradefe x AZ Araraquara (15h), ADRM Maringá x Liga Sorocabana (17h15) e Grupo BT/Clube de Campo Tatuí x Flamengo/Blumenau (19h30) – todos no horário de Brasília (DF).