Praia Clube/Gabarito vence jogo importante fora de casa

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

A AZ Araraquara-SP conseguiu um grande rendimento e derrotou o Basket Osasco-SP, nesta sexta-feira (21 de abril), por 107 a 72 (55 a 42 no primeiro tempo), em jogo valido pelo returno da fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023, disputado no ginásio Municipal de Esportes Presidente Castelo Branco (Gigantão), na cidade de Araraquara (SP). O duelo faz parte da Conferência Chuí.

O time da casa esteve sempre na frente, com mais equilíbrio no primeiro, segundo e quarto períodos, mas desgarrando bastante no terceiro. Usando a força do seu conjunto, em especial dos jogadores mais experientes, a AZ Araraquara chegou ao resultado positivo sem sobressaltos – 30 a 21 (primeiro quarto), 25 a 19 (segundo quarto), 30 a 11 (terceiro quarto) e 22 a 19 (quarto final).

Foto: Divulgação

Os atletas mais efetivos foram Wellington “Nezinho” Santos (20 pontos, 07 assistências e 03 bolas recuperadas) e Rafael Stabile (16 pontos e 05 rebotes), pela AZ Araraquara; Paulinho Boracini (20 pontos) e Gabriel de Camargo (11 pontos), em favor do Basket Osasco.

“Vitória importantíssima que mostra a evolução da equipe neste segundo turno. Estamos buscando treino a treino para estarmos no nosso melhor para o momento e futuramente nos playoffs. Belíssima vitória, vamos para cima”, comentou o experiente armador Wellington “Nezinho” Santos, da AZ Araraquara.

Já pela Conferência Cadum, o Praia Clube/Gabarito-MG passou pelo Basquete Pinda-SP, por 87 a 76 (48 a 31 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal João do Pulo, em Pindamonhangaba (SP). O time visitante comandou as ações nos três primeiros quartos, assumindo a dianteira do marcador e abrindo larga vantagem. A equipe mandante buscou a recuperação nos últimos dez minutos e baixou a diferença, mas sem conseguir a aproximação necessária para tentar algo maior nos minutos finais – 19 a 08 (primeiro quarto), 29 a 23 (segundo quarto), 28 a 15 (terceiro quarto) e 11 a 30 (quarto final).

Foto: Divulgação

Os maiores pontuadores foram Erik Jardim (26 pontos, 07 rebotes e 06 bolas recuperadas) e Lucas Bruno (16pontos, 03 rebotes e 05 assistências), pelo Basquete Pinda; Raffael Mencarini (21 pontos e 04 rebotes) e Matheus Weber (18 pontos, 04 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas), em favor do Praia Clube/Gabarito.

“Vitória fundamental, pois assim garantimos presença nos playoffs e ao mesmo tempo deixa a equipe bem posicionada na briga pelas melhores posições. Jogo que tivemos muito bom rendimento nos três primeiros quartos e no último, alinhado a uma melhora do adversário, um relaxamento que não se pode ocorrer. Mas, no geral objetivo alcançado e continuamos em busca constante pela evolução”, analisou o técnico Daniel Wattfy, do Praia Clube/Gabarito.

Classificação

Conferência Cadum: 1º) Cruzeiro Basquete-MG (04 vitórias e 01 derrota), 2º) Praia Clube/Gabarito-MG (04 vitórias e 02 derrotas), 3º) Basquete Santos-SP (03 vitórias e 02 derrotas), 4º) Liga Sorocabana de Basquete-SP (03 vitórias e 03 derrotas) e 5º) Basquete Pinda-SP (06 derrotas).

Conferência Chuí: 1º) Brusque/Aradefe-SC (05 vitórias), 2º) Basquete Blumenau-SC (03 vitórias e 02 derrotas), 3º) AZ Araraquara e Basket Osasco-SP (03 vitórias e 03 derrotas) e 5º) EC Vitória-BA (05 derrotas).

O returno da fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 prossegue no domingo (23 de abril), com a realização de dois jogos: Basquete Pinda x Cruzeiro Basquete, às 11h (de Brasília), no ginásio Municipal João do Pulo, em Pindamonhangaba (SP), e Liga Sorocabana de Basquete x Praia Clube/Gabarito, às 11h (de Brasília), no ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP).