A conquista ocorreu com autoridade e de forma invicta

A APAB Blumenau é a grande campeã do Campeonato Catarinense Sub-22 Masculino 2022. O título da tradicional equipe do Vale veio com a vitória sobre o Basket Joaçaba por 80 a 52, na grande final, disputada em Concórdia (SC), no Ginásio Ivo Silveira, na quarta-feira (07 de setembro). O bronze ficou com o Basket São José que venceu a ACOB, donos da casa, por 66 a 52. Os troféus de Destaque e Cestinha do estadual foram de Léo Cravero, também do time de Blumenau.

As duas equipes finalistas chegaram invictas à grande decisão, porém o time do Vale do Itajaí impôs seu jogo e abriu vantagem na segunda metade da partida para fazer o placar. O técnico André Germano destacou o trabalho da equipe ao longo da temporada.

“Uma alegria vencer esse campeonato que exigiu muito de nossos atletas, talvez um dos únicos estados que faz essa competição no Brasil. Muito importante para os atletas, pois é onde eles tão fazendo a transição para equipes adultas, onde vão ter tempo de quadra para se desenvolver, assumir responsabilidades e onde vemos a evolução e desenvolvimento destes atletas para o adulto. Competição importante também para os clubes, que conseguem ter bases jovens e desenvolver um trabalho em suas equipes. No nosso caso, 7 jogadores do Sub-22 são do elenco adulto, determinante para o desenvolvimento de todas as equipes que participaram e estão de parabéns”, falou o técnico André Germano.

 

Foto: Eduardo Rodrigues/Divulgação

 

Esta é a terceira vez que a Federação Catarinense de Basketball (FCB) promove a categoria Sub-22, que já foi realizada em 1995, ano de fundação da FCB, e em meados da década de 2010. A categoria retornou a um pedido dos clubes e, logo neste ano, foi bem aceita, contando com a participação de oito equipes e 126 atletas participantes das 40 partidas disputadas, incluindo a Copa SC Sub-22, conquistada pela ADIEE/Avaí no domingo (04 de setembro), em Florianópolis (SC).

“A avaliação é extremamente positiva, foram cinco meses de competição e percebíamos que existia uma lacuna muito grande do menino que saía do Sub-19 até entrar no adulto, isso acabava prejudicando o desenvolvimento do atleta. Ficamos felizes, jogos de extrema qualidade técnica, final bem jogada e esperamos que nos próximos anos, mais equipes entrem nessa categoria e fortaleçam o nosso basquete”, falou o coordenador técnico da FCB, Luiz Gastão Dubois.

A realização é da Federação Catarinense de Basketball (FCB) com o apoio da Trimania.