14 equipes vão em busca do anel de campeão

Imagem: Divulgação/CBB

O Campeonato Brasileiro Masculino – 2022 irá homenagear os ídolos Amaury Pasos e Jatyr Schall. A dupla dará nome às duas conferências da competição que começa no dia 18 de fevereiro (sexta-feira), com 14 equipes em busca do anel de campeão. Amaury e Jatyr estão entre os maiores nomes da história do basquete brasileiro e mundial, cada um com sua história, já eternizada, e agora relembrada com a homenagem da diretoria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Amaury Pasos, 86 anos, é um dos maiores vencedores da história do basquete mundial. Hall da Fama da FIBA, foi bronze nas Olimpíadas de Roma 1960 e Tóquio 1964. Com a Seleção, também foi bicampeão mundial em 1959 e 1963, além de prata em 1954. Fez parte do time que marcou história no SC Corinthians Paulista, ao lado de Wlamir Marques, Rosa Branca, Ubiratan, conquistando duas Taças Brasil, Sul-americanos, Paulistas e outras taças.

“Quero agradecer a toda a diretoria da CBB pela homenagem e pela lembrança do meu nome para ser uma das conferências do Brasileirão. É uma alegria e uma satisfação muito grande ser lembrado pelo que fizemos na nossa carreira. Torço para que o Brasileirão seja um campeonato equilibrado e desejo boa sorte para todas as equipes”, citou Amaury.

Jatyr, 83 anos, é outro gigante. Com o Brasil, também esteve na campanha de bronze das Olimpíadas de Roma e Tóquio, e foi bicampeão mundial com o Brasil em 1959 e 1963. Já em 1967, foi bronze com o Brasil no Mundial do Uruguai. E em Chicago, 1959, foi bronze nos Jogos Pan-americanos de Chicago. Jogou no EC Pinheiros, SE Palmeiras, EC Sírio e CA Paulistano.

“Fico muito feliz com a lembrança da CBB, e agradeço pela homenagem com o meu nome. É uma felicidade receber esse reconhecimento em vida. Que seja um grande campeonato”, disse Schall.

Concorrerão ao título do Campeonato Brasileiro Masculino – 2022: Botafogo FR-RJ, Basket Osasco-SP, Praia Clube/Gabarito/Unimed-MG, Vila Nova/AEGB-GO, ADRM/Maringá-PR, Brusque/FME/Aradefe-SC, Coritiba Monster/Grupo Barigui/Thalia-PR, APAB Blumenau-SC, Clube de Campo de Tatuí-SP, Liga Sorocabana-SP, Memorial/FUPES/Santos-SP, Sodiê/Mesquita/LSB-RJ, São José Basketball-SP e AZ Araraquara-SP.