Inteligente e conhecedor do jogo, “Brabo” sempre agrega valores positivos ao seu jogo

O ala/armador Alex Garcia, do Zopone/Unimed Bauru Basket, é o grande nome do Novo Basquete Brasil (NBB) nas assistências até aqui. O “Brabo” lidera este importante item das estatísticas com média de 7.5 por jogo, ajudando o Dragão a realizar boa campanha neste início da competição nacional.

“Esse número alto de assistências é o que o Zopone/Unimed Bauru Basket precisa no momento. A equipe possui dois armadores, não que eles não deem assistências, mas a característica deles é justamente de finalização. Então, essa função praticamente fica comigo e estou me sentindo muito bem em relação a isso. É mais um quesito que consigo elevar na minha carreira”, comentou Alex.

“Estou muito feliz com essa forma que estou atuando e da maneira que o time vem se portando. Minha pontuação está caindo um pouco, mas o número de assistências aumentou bastante. Como disse, é o que o time está precisando e isso é o mais importante. Estamos vivendo um bom momento e aparecendo numa colocação boa. E, poderíamos estar até melhor, não fossem alguns erros nossos, especialmente no setor defensivo. Mas, estou muito feliz pelo que estou fazendo dentro de quadra”, acrescentou o capitão do Dragão.

Para o técnico Jorge Guerra, Alex Garcia é um jogador experiente e inteligente, que sabe identificar bem o momento do jogo e o que é preciso fazer para ajudar a equipe e os seus companheiros. “O Alex é um atleta vencedor e com essa característica vai se ajustando de acordo com as suas possibilidades e necessidades para ser manter competitivo. No início de carreira, ele jogava muito mais físico e foi colocando o arremesso e agora consegue, dentro da parte tática, ser também um atleta com essa qualidade, que é assistir os companheiros”, explicou.

“Isso ocorre porque, além de suas outras qualidades, faz muito bem o poste baixo e obriga a chegada da ajuda. E isso cria o desequilíbrio defensivo. Desta forma, o Alex tem a condição se servir os jogadores que estão em boas condições de finalização. Ele, assim como ocorre com o Larry Taylor, vai se ajustando com o passar do tempo. O Shamell, no seu último ano comigo no Mogi das Cruzes Basquete, dentro do estilo que gosto que a equipe atue, sem tirar as características do jogador, mas agregando coisas novas ao seu jogo, também desenvolveu esse lado das assistências. E isso é muito legal e importante para o atleta e para a equipe”, completou Guerra.

 

Foto: Victor Lira/Bauru Basket

 

O Zopone/Unimed Bauru Basket ocupa atualmente a quinta colocação na classificação geral do NBB – 2021/2022, com 71.4% de aproveitamento. Até aqui foram cinco vitórias e duas derrotas, em sete jogos disputados. O Dragão volta à quadra no dia 02 de dezembro (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília), contra o EC Pinheiros, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).