Uma experiência inesquecível para as 90 meninas de 11 a 17 anos de dez estados do Brasil. E inesquecível também para três nomes consagrados da Seleção Brasileira. Alessandra Oliveira (campeã mundial e medalhista olímpica de prata e bronze), Helen Luz (campeã mundial e medalhista olímpica de bronze) e Lilian Gonçalves (medalhista olímpica de bronze) foram as técnicas convidadas desta sexta-feira (06 de março), abertura do ‘Girls Camp‘, primeiro camp 100% feminino do país – promovido pelo NBA Basketball School e com chancela da WNBA – que acontece neste fim de semana no Clube Alto dos Pinheiros (São Paulo). Sob o comando de Ebony Hoffmann (ex-pivô com dez temporadas pela WNBA), as meninas suaram a camisa em sete estações de treinamento, acompanhadas de perto por Alessandra, Helen e Lilian.

“Foi muito ver a alegria delas, a vontade e o sorriso dessas meninas. Esta é uma iniciativa muito legal, importante demais para o basquete feminino. Adorei o convite, adorei a experiência e espero que elas se divirtam e aproveitem ao máximo essa oportunidade”, afirmou Helen, que atuou na WNBA por três temporadas.

“Fiquei muito feliz com o convite, em poder estar junto, presente no camp, ao lado dessas meninas. É uma troca para nós e para elas, uma chance de voltarmos no tempo, lembrar de quando começamos no esporte e tínhamos o mesmo sonho delas. Gostei muito de participar”, disse Lilian, que hoje trabalha na Liga Nacional de Basquete (LNB).

“Tudo o que eu tenho e o que eu sou, eu devo ao basquete. Olho para essas meninas e fico feliz em ver a força do basquete feminino, tantas garotas reunidas jogando. O ‘Girls Camp’ é uma oportunidade para elas melhorarem o jogo, mas também fazerem amizades, viver tudo o que o basquete tem a oferecer”, frisou Alessandra, que disputou a WNBA por quatro anos.

 

Foto: Ana Patrícia/Inovafoto
Foto: Ana Patrícia/Inovafoto

 

Painel do Esporte Feminino
Neste sábado (07 de março), a partir das 10h (de Brasília), um painel mediado pela jornalista Fabíola Andrade vai debater o universo do esporte feminino com as presenças de Alessandra (campeã mundial e vice-campeã olímpica de basquete), Etiene Medeiros (campeã mundial de natação), Juliana Cabral (vice-campeã olímpica de futebol) e Fofão (campeã olímpica e vice-campeã mundial de vôlei). Oportunidade para conversar sobre diversos temas como sonhos, desafios, preconceitos, além, é claro, de inspirar as dezenas de jovens atletas do camp.

Hortência e Paula
No domingo (08 de março), a partir das 10h (de Brasília), a jornalista Larissa Erthal vai comandar um talk show com as presenças de Hortência e Paula. Logo após o bate-papo, as duas ‘Lendas’ vão à quadra com as meninas para acompanhar a primeira sessão de treinos do dia. Estão inscritas no camp, meninas de 11 a 17 anos de estados como Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O ‘Girls Camp’ celebra o ‘Dia Internacional da Mulher’ e conta com a chancela da WNBA (Women National Basketball Association), O camp terá participações de Samia Hallage, psicóloga do esporte (Graduada pela USP) e com anos de serviços prestados ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e José Neto, técnico da seleção feminina, que vai participar de um treino com as meninas. No time de técnicas, estarão professoras de unidades do NBA Basketball School e de projetos sociais, além das convidadas especiais Alessandra e Adriana Santos (campeãs mundiais em 1994, medalhistas olímpicas de prata / Atlanta-1996 e bronze / Sydney-2000), Helen Luz (campeã mundial em 1994 e medalhista olímpica de prata / Atlanta-1996), e Lilian Gonçalves (medalhista olímpica de bronze / Sydney-2000).

Com a hashtag #AQuadraÉDelas, o ‘Girls Camp’ é uma iniciativa da plataforma NBA Basketball School, programa da NBA que teve início em fevereiro de 2019 e já possui 105 unidades, alcançando 18 estados (mais o Distrito Federal) nas cinco regiões do país. A Think Sports é a agência responsável pela implantação e supervisão do programa no país. Gatorade é parceira do ‘Girls Camp’. Todas as informações sobre o camp estão disponíveis pelo site https://www.girlscamp.nbabasketballschool.com.br/.

Foto: Ana Patrícia/Inovafoto
Foto: Ana Patrícia/Inovafoto