Jogo marca o retorno da equipe de Ourinhos à elite do basquete paulista depois de muito tempo

A AD Santo André recebe o Ourinhos Basquete/SEME/AOBE, neste domingo (03 de setembro), às 17h (de Brasília), no ginásio Municipal Laís Elena (Complexo Pedro Dell’Antonnia), em Santo André (SP). O jogo dá sequência a rodada inicial do Campeonato Paulista Feminino 2023.

A AD Santo André, comandada pelo técnico Rafael Souza, aposta na manutenção do grupo que esteve em ação na última temporada, contado apenas com as saídas das jogadoras Glenda Cruz e a Laurah dos Santos.

Foto: Fotojump/Divulgação

“O importante é que mantivemos a base do time que foi titular na maioria do ano e as jogadoras que tinham menos tempo de quadra vão ganhar mais oportunidades. Nossa cidade ama o basquete feminino e sempre apoiou a equipe. Gostamos muito de jogar no Laís Elena com a presença da torcida”, comenta o técnico Rafael Souza, que confirmou as permanências de Vanessa “Sassa” Gonçalves (ala/pivô), Lays da Silva (armadora), Yasmin Gonçalves (armadora) e Tassia Carcavalli – foto – (ala/armadora), entre outras.

Já o Ourinhos Basquete/SEME/AOBE, dirigido pela técnica cubana Lideivi Pompa, retorna ao nível maior do basquete paulista depois de muitos anos de ausência e de iniciar à volta jogando a Copa São Paulo 2023. A base do elenco vem sendo mantida e agora ganhou reforços: a experiente lateral cubana Ariadna Felipe (ex-AD Santo André) e Rafaelle Marciano (ex-Pró-Esporte/Sorocaba).

“A expectativa são as melhores para este retorno, temos um pouco de ansiedade, mas estou bastante confiante. Reforçamos a equipe com a Ariadna, que retorna ao Ourinhos Basquete depois de alguns anos e vai nos ajudar muito com a experiência e histórico vencedor, já que conta com quatro conquistas da Liga de Basquete Feminino (LBF), ganhou o Paulista e foi várias vezes MVP, recordista e cestinha das competições que disputou. Trouxemos também e Rafaelle, que está buscando seu espaço e vem aparecendo bem”, explicou Lisdeivi (foto).

Foto: Divulgação/Basquete Ourinhos

“Enfim, cada jogo é um jogo e temos que colocar em prática o que trabalhamos. Queremos fazer um bom campeonato e a responsabilidade nesta estreia não é nossa, pois estamos no começo de um trabalho. Nosso objetivo é classificar e pensar em cada jogo, buscando fazer o melhor, independente do resultado. Vamos jogar fora de casa, contra u time que foi bem a LBF e tem jogadoras experientes, mas vamos lutar bastante”, completou a comandante do time de Ourinhos.

A competição conta com a participação de oito times: BAX Catanduva, Ituano Basquete (Itu), Pró-Esporte/Sorocaba, São José Basketball/Atleta Cidadão (São José dos Campos), Sesi Araraquara e Unimed/Campinas, além dos dois já mencionados.

De acordo com o regulamento, na fase inicial as equipes jogam entre si, em turno único. Os times classificados do 1º ao 4º lugar vão para o Grupo A da Fase de Realinhamento, enquanto as demais se direcionam para o Grupo B. Nessa etapa, os times jogam dentro dos respectivos grupos, com mando invertido da fase anterior, carregando os resultados. Os dois primeiros colocados do Grupo A se qualificam diretamente para a Fase Final, enquanto o segundo e terceiro do Grupo A, mais os dois primeiros do Grupo B, seguem a diante na competição.

A série melhor-de-três do playoff terá esses confrontos: 3º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 4º colocado do Grupo A x 1º colocado do Grupo B. Os vencedores se juntam aos dois times já garantidos diretamente na fase decisiva para disputar o Final Four, que apontará o campeão.