Time do Grande ABC venceu série diante do Ituano Basquete na acirrada disputa das quartas-de-final

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A AD Santo André fechou a série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 diante do Ituano Basquete em dois a um ao vencer o terceiro e decisivo confronto, disputado nesta segunda-feira (04 de julho), por 72 a 65 (37 a 25 no primeiro tempo), atuando no ginásio Laís Elena, na cidade de Santo André (SP). Com este resultado, a equipe do Grande ABC garantiu vaga na semifinal da competição nacional.

No embalo da partida anterior, a equipe andreense iniciou em ritmo forte e logo conseguiu assumir o comando do marcador, já desgarrando no final do quarto inicial. Esse bom rendimento e a vantagem aberta foram importantes para o time da casa no momento decisivo do jogo. No segundo período, o equilíbrio foi à tônica e a vantagem foi mantida – 23 a 11 (primeiro quarto) e 14 a 14 (segundo quarto).

Os dois períodos finais foram favoráveis ao representante de Itu, que ficou na frente, mas não conseguiu a vantagem necessária para tentar a recuperação plena. O time da casa foi muito bem na administração do placar e venceu a segunda da série, se qualificando para a semifinal – 16 a 17 (terceiro quarto) e 19 a 23 (quarto final).

Os dois times lutaram bastante, pois contaram rodízio pequeno das atletas em quadra, usando muito pouco as opções de banco. Prova disso, é que várias jogadoras atuaram por 40 minutos ou bem próximo desse número – a equipe andreense colocou sete atletas para atuar, enquanto o time ituano apenas seis.

As maiores pontuadoras foram Vanessa “Sassa” Gonçalves (22 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e Evelyn Larissa (16 pontos e 06 rebotes), em favor do time da casa; Rapha Monteiro (15 pontos e 10 rebotes – double-double) e Gil Justino (15 pontos e 08 rebotes), em favor do time visitante.

 

Foto: Jorge Bevilacqua/Divulgação

 

“O nosso time mereceu muito, pois o grupo vem trabalhando muito por isso. E, estou muito feliz pela equipe e pelo trabalho que estamos desempenhando”, comentou a ala/pivô Vanessa “Sassa” Gonçalves, da equipe andreense, cestinha da partida.

No playoff – semifinal, a AD Santo André vai enfrentar o Sampaio Basquete. “A expectativa é de uma série difícil e equilibrada, mas o nosso objetivo é vencer. Para isso, temos que aproveitar bem o primeiro jogo em casa. E, se Deus quiser sair com uma vitória”, completou Sassa.

Primeira rodada

25 de junho (sábado)
Sodiê Doces/Mesquita/LSB 62 x 71 Sesi Araraquara, em Mesquita (RJ)

29 de junho (quarta-feira)
Ituano Basquete 78 x 61 AD Santo André, em Itu (SP)
Sport/Glória do Goitá 55 x 84 Sampaio Basquete, no Recife (PE)

30 de junho (quinta-feira)
Unisociesc/BF Blumenau 87 x 72 Vera Cruz/Campinas, em Blumenau (SC)

Segunda Rodada

02 de julho (sábado)
AD Santo André 80 x 72 Ituano Basquete, em Santo André (SP)
Sesi Araraquara 93 x 65 Sodiê Doces/Mesquita/LSB, em Araraquara (SP)

03 de julho (domingo)
Sampaio Basquete 83 x 70 Sport/Glória do Goitá, em São Luís (MA)
Vera Cruz/Campinas 69 x 56 Unisociesc/BF Blumenau, em Campinas (SP)

Terceira rodada

04 de julho (segunda-feira)
AD Santo André 72 x 65 Ituano Basquete, em Santo André (SP)

05 de julho (terça-feira)
20h: Vera Cruz/Campinas x Unisociesc/BF Blumenau, em Campinas (SP)
(*) No horário de Brasília (DF)

De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem duas vitórias garantem vaga no playoff – semifinal.