Sesi Araraquara e Sampaio Basquete venceram e garantiram presença na decisão
Estão definidos os finalistas da Copa LBF 2025. O Sesi Araraquara (SP) e o Sampaio Basquete (MA) venceram os duelos semifinais e garantiram presença na decisão ao vencerem, neste sábado (31 de maio), os duelos semifinais, disputados no ginásio Georgiana Pflueger, em São Luís (MA).

O Sesi Araraquara passou pelo SC Corinthians Paulista (SP) em jogo extremamente disputado, decidido apenas no tempo extra, por 81 a 76 (64 a 64 no tempo normal e 29 a 32 no primeiro tempo). O jogo foi de alternâncias, com os dois times se alternando no comando dos quartos. Com esse panorama, o tempo normal tudo ficou igual. O Sesi Araraquara se impôs no tempo extra para garantir o resultado positivo – 12 a 16 (primeiro quarto), 17 a 16 (segundo quarto), 15 a 16 (terceiro quarto), 20 a 16 (quarto final) e 17 a 12 (prolongamento).
As maiores pontuadoras foram Aline Moura (25 pontos e 14 rebotes – double-double) e Vitória Marcelino (25 pontos, 14 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas – double-double). Pelo SC Corinthians Paulista: Beatriz de Oliveira (17 pontos, 04 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Alana Gonçalo (15 pontos, 03 rebotes e 04 assistências).
“Era esperado um jogo disputado, mas não duas prorrogações. A gente queria ter vencido de uma forma mais tranquila, mas isso não depende da gente. A qualidade do outro time é indiscutível e o show foi muito bonito. Bonito para a gente, que estava jogando, e pra torcida, que veio prestigiar. Estou muito feliz porque isso é uma festa do basquete”, afirmou Aline Moura, pivô do Sesi Araraquara.

Já no segundo confronto, o Sampaio Basquete (MA) passou pela Unimed/Campinas (SP), por 59 a 47 (27 a 17 no primeiro tempo). Em duelo pautado pelas defesas, o time maranhense esteve na frente nos três períodos iniciais, conseguindo o comando do placar e fugindo um pouco. Apenas nos dez minutos finais, o representante campineiro ficou ligeiramente na frente, mas sem alterar o panorama da partida – 11 a 07 (primeiro quarto), 16 a 10 (segundo quarto), 16 a 13 (terceiro quarto) e 16 a 17 (quarto final).
As atletas mais efetivas do Sampaio Basquete foram Carina “Cacá” Martins (15 pontos, 06 rebotes e 03 assistências) e Lays da Silva (11 pontos e 05 rebotes). Pela Unimed/Campinas: Aline Cristina (18 pontos e 10 rebotes – double-double) e a argentina Agustina Marin (10 pontos e 07 rebotes).
“A gente esperava um jogo duro. A gente sabe que as quatro equipes vêm muito forte na LBF e também que, depois do primeiro turno, já vira um outro campeonato, todo mundo se reforça. Então, nada mais especial do que essa festa para a torcida e um jogo pegado assim é bom para o nosso time pegar ainda ais ritmo”, explicou a armadora Carina “Cacá” Martins, do Sampaio Basquete.
A decisão da Copa LBF 2025, entre Sesi Araraquara e Sampaio Basquete, acontece neste domingo (1º de junho), às 14h (de Brasília), no mesmo local. Antes, às 11h (de Brasília), SC Corinthians Paulista e Unimed/Campinas definem a terceira colocação.
A Copa LBF 2025 é uma competição organizada pela Liga de Basquete Feminino (LBF), que conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).