EC Pinheiros usa bem o mando e empata série diante do Sesi Franca Basquete
O CR Flamengo (RJ) garantiu vaga na semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) ao derrotar o SC Corinthians Paulista (SP), neste domingo (18 de maio), por 80 a 78 (48 a 38 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (SC Corinthians Paulista), na cidade de São Paulo (SP), válido pela quarta rodada da série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final. Com este resultado, o Mengão fechou a disputa do ‘Clássico das Multidões’ com três vitórias e uma derrota.

Foram dois tempos distintos, com o CR Flamengo comandando as ações nos dois quartos iniciais, pulando na frente do placar e desgarrando, com destaque para a performance no segundo. Isso foi importante, pois foi o SC Corinthians Paulista que cresceu e ficou na frente nos períodos finais. O Timão, no entanto, tirou a vantagem, mas não conseguiu a liderança do marcador, pois o Mengão neutralizou a jogada final e se manteve na frente para vencer com emoção e se qualificar – 24 a 23 (primeiro quarto), 24 a 15 (segundo quarto), 14 a 20 (terceiro quarto) e 18 a 20 (quarto final).
Os maiores pontuadores do SC Corinthians Paulista foram Cauê Borges (18 pontos e 07 rebotes), Victão Silva (15 pontos e 05 rebotes) e Rafael Munford (15 pontos e 06 rebotes). Em favor do CR Flamengo: Gui Deodato (18 pontos) e Alexey Borges (15 pontos, 05 rebotes e 06 assistências).
“Todos os jogos foram muito duros. A maior vantagem foi na vitória deles. Sabíamos que seria outro jogo duro hoje. O nosso principal mérito foi manter a cabeça firme no final do jogo para fechar bem. Precisávamos ter sido melhores, não podemos perder uma vantagem de 16 pontos. Mas não podemos controlar o que passou. O que estava no nosso controle, faltando um minuto e pouco, eram os quatro pontos atrás. Trabalhamos com aquilo e fizemos super bem para conseguir a vitória”, afirmou Alexey Borges, armador do CR Flamengo.
“Hoje faltou saber fechar o jogo. Abrimos quatro pontos, faltava um minuto e pouco, estávamos com a chance do jogo na mão e acabamos desperdiçando, perdendo bola, errando arremesso, que não devia errar, faz parte. Agora é levantar a cabeça. A nossa temporada foi de muitos altos e baixos. Demoramos muito para nos conhecer, para começarmos a fazer bons jogos. Tivemos um primeiro turno muito ruim e fomos bem no segundo turno. Acabamos com uma classificação que não queríamos e já tivemos de cruzar com o Flamengo nas quartas. É isso o que vamos levar de aprendizado para a próxima temporada”, analisou o armador Cauê Borges, do SC Corinthians Paulista.
O EC Pinheiros (SP) deixou tudo igual na série diante do Sesi Franca Basquete (SP) ao vencer o quarto duelo, por 73 a 66 (36 a 35 no primeiro tempo), atuando no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Com isso, a disputa encontra-se empatada, com duas vitórias para cada lado.

O time francano saiu na frente no quarto inicial, mas a equipe da capital paulista reagiu logo no segundo e fechou o primeiro tempo na frente, com vantagem mínima. Os dois períodos finais foram comandados pelo EC Pinheiros, que aumentou a sua vantagem para ganhar em casa e deixar tudo igual na série – 11 a 13 (primeiro quarto), 25 a 22 (segundo quarto), 19 a 17 (terceiro quarto) e 17 a 14 (quarto final).
Os atletas mais efetivos do EC Pinheiros foram o norte-americano David Sloan (28 pontos, 06 rebotes e 05 assistências) e Jimmy Dreher (14 pontos e 05 rebotes). Pelo Sesi Franca Basquete: Lucas Dias (13 pontos e 11 rebotes – double-double) e Georginho de Paula (13 pontos e 07 rebotes).
“A torcida ajudou bastante hoje, gerou bastante barulho, muito mais do que normal. E não é segredo, temos que segurar os times para baixo de 72, 75, a nossa meta é sempre 18 ou menos por quarto, atingimos essa meta em três dos quatro quartos. O nosso ataque, que é sempre 70, 71, 72, 69. Então, sempre fazemos à mesma coisa, temos que entender que não pode variar a defesa. Sabemos que jogar lá em Franca é guerra. Temos uma torcida que faz um trabalho muito bom de tanto apoiar o time, quanto, muitas vezes até, pressionando mais o time aniversário. Temos que colocar a cabeça no lugar e executar o plano ofensivo e defensivo da melhor maneira possível e entender que, no final, a torcida não entra em quadra e teremos que executar muito melhor do que eles pra poder sair com a vitória”, explicou Vitor Galvani, técnico do EC Pinheiros.
“A série realmente tem sido uma série difícil, onde o Pinheiros tem procurado, dentro do que eles fazem das características, buscar algumas coisas que nós temos que tentar anular. No jogo de hoje, nós tivemos, ofensivamente, bastante abaixo dentro daquilo que tínhamos feito no terceiro jogo lá em Franca. E nós precisamos fazer voltar a fazer aquilo, com bastante disciplina, com bastante foco, para que possamos, a partir de uma defesa mais consistente, poder atacar com mais volume e consequentemente um percentual melhor nos arremessos”, avaliou Helinho Garcia, técnico do Sesi Franca.
A quinta e decisiva partida, que vai definir o último semifinalista, acontece na quarta-feira (21 de maio), às 19h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP). Quem ganhar avança a semifinal.
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias se classificam para o playoff – semifinal. Posteriormente, ocorre a série final.
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).