Osasco Basket cresce ao longo do jogo e vence a primeira fora

A Liga Sorocabana de Basquete (SP) conseguiu um grande resultado ao suplantar o Cruzeiro Basquete (MG), nesta sexta-feira (16 de maio), no tempo extra, por 67 a 61 (57 e 57 no tempo normal e 33 a 31 no primeiro tempo), em jogo válido pela primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga Ouro 2025, jogando na cidade de Sorocaba (SP).

Foto: Allan Favrin/LSB

Foi um duelo bastante disputado. A equipe mineira iniciou na frente no quarto inicial, mas o time paulista reagiu prontamente no segundo e fechou o primeiro tempo ligeiramente na frente. Na volta do intervalo, tudo igual no terceiro quarto. Nos dez minutos finais, o Cruzeiro Basquete conseguiu uma pequena vantagem deixando o jogo empatado. Já no tempo extra, a Liga Sorocabana de Basquete recebeu o apoio da arquibancada, cresceu e assumiu a dianteira do marcador, fugindo um pouco para iniciar a série vencendo em casa – 11 a 16 (primeiro quarto), 22 a 15 (segundo quarto), 13 a 13 (terceiro quarto), 11 a 13 (quarto final) e 10 a 04 (prolongamento).

Os máximos anotadores da Liga Sorocabana de Basquete foram Danilo Penteado (15 pontos e 05 rebotes) e Douglas Nunes (12 pontos, 04 rebotes e 03 assistências). Em favor do Cruzeiro Basquete: Wesley Sena (16 pontos e 03 rebotes) e Cassiano Bueno (16 pontos, 03 rebotes e 03 bolas recuperadas).

“Vitória boa, jogando dentro de casa, com apoio da nossa torcida, que foi fundamental. Vamos comemorar hoje a vitória, mas amanhã é trabalhar, com pés no chão para corrigir os erros e irmos atrás da vitória em Minas e buscarmos a classificação para a final”, avaliou o ala Danilo Penteado, do representante de Sorocaba.

“Erramos muitas bolas, mas a vitória veio e temos que comemorar, precisamos melhorar para a próxima partida. Não é fácil, estamos enfrentando o primeiro lugar e estou orgulhoso pela atuação dos atletas, essa vitória é para eles, pois eles merecem. E o que mais me orgulha é essa energia do ginásio, essa torcida, pois, sem eles, não conseguiríamos. Vamos atrás por mais, a Liga Sorocabana não para”, comemorou o técnico Rinaldo Rodrigues, também do time sorocabano.

“Sabíamos que seria um jogo muito difícil em Sorocaba. Foi uma partida equilibrada, com muitas trocas de liderança no placar e que acabou sendo decidida apenas na prorrogação. Lutamos até o fim, mas infelizmente não conseguimos sair com a vitória”, analisou Lucas Lima, armador do Cruzeiro Basquete.

“Mesmo assim, estamos confiantes. Fizemos a melhor campanha até aqui e agora teremos dois jogos em casa. Vamos usar essa vantagem e, principalmente, contar com a força da nossa torcida, que sempre nos apóia e nos empurra nos momentos decisivos”, completou o pivô Wesley Sena, também do time mineiro.

A segunda partida, que pode definir a série, está agendada para segunda-feira (19 de maio), às 18h30 (de Brasília), Poliesportivo Antônio Penido Guimarães, em Itatiauçu (MG). A Liga Sorocabana de Basquete se qualifica para a decisão com um novo resultado positivo.

Já o Basket Osasco (SP) derrotou o Minas Tênis Clube “B” (MG), por 68 a 62 (25 a 36 no primeiro tempo), mesmo atuando na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG). E, foi um jogo de alternâncias, visto que o representante paulista ficou na frente no quarto inicial, mas a equipe mineira reagiu prontamente no segundo e passou a comandar o placar, fugindo um pouco. A reação do Basket Osasco se deu no segundo, quando liderou os dois quartos finais e assumiu a dianteira do marcador para iniciar a série vencendo fora de casa – 20 a 17 (primeiro quarto), 19 a 05 (segundo quarto), 16 a 12 (terceiro quarto) e 27 a 14 (quarto final).

Foto: Hedgard Moraes/MTC

Os maiores pontuadores do Minas Tênis “B” foram Lucas “Naka” Nakazawa (14 pontos, 03 rebotes, 06 assistências e 04 bolas recuperadas) e Antonio “Tonhão” Silva (13 pontos, 05 rebotes e 02 bloqueios). Pelo Basket Osasco: o norte-americano Anthony Harris (21 pontos e 04 rebotes) e Matheus Weber (20 pontos, 03 rebotes e 03 bolas recuperadas).

“O jogo foi muito duro. Permitimos que eles tomassem conta da partida no primeiro tempo. Aos poucos fomos, nos acertando, conseguimos encaixar uma defesa melhor e converter mais arremessos. Ajustamos ainda mais no segundo tempo, viramos o jogo e conseguimos esta importante vitória. Agora, é ter essa mesma pegada no segundo jogo e tentar impor o nosso ritmo logo no início para não deixar o time deles crescer. Em casa, esperamos o apoio do nosso torcedor para fazer uma grande partida, afirmou o armador Felipe Dalaqua, do Baket Osasco.

“O jogo foi muito bom, comandamos a partida inteira, mas, no final eles conseguiram abrir. O time entrou com uma energia boa, mas faltou saber fechar o jogo. Para o próximo é manter a cabeça firme e ser contínuo nos 40 minutos que, tenho certeza, nós conseguimos levar para o terceiro jogo”, afirmou o armador Lucas “Naka” Nakazawa, do Minas Tênis Clube “B”.

O segundo confronto, que pode ser o decisivo, está marcado para segunda-feira (19 de maio), às 20h30 (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP). Um novo resultado favorável garante o Basket Osasco na decisão.

A Liga Ouro 2025 é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).