15 de maio de 2025 (02 jogos do dia 14 de maio)
“Playoff Semifinal” – Jogo nº 5 – Conferência Leste
1 – New York Knicks 102 x 127 Boston Celtics
Local: TD Garden, na cidade de Boston, no estado de Massachusetts. Público: 19.156 (100%).
Ainda traumatizados pela perda do seu principal jogador, o ala Jayson Tatum, que sofreu uma ruptura total do tendão de Aquiles do pé direito próximo ao final do jogo 4, os jogadores do Boston Celtics deram tudo para obter a vitória e evitar que o New York Knicks fechasse a série em 4 a 1. Jogando com garra para presentear o companheiro com um triunfo, o Boston Celtics venceu pela primeira vez na série jogando em casa, após um primeiro tempo em que as equipes foram para o vestiário empatadas em 59 pontos.
Na etapa complementar, o Boston Celtics voltou melhor em ambos os lados da quadra e, com uma parcial de 43 a 28 nos quartos finais, garantiu a vitória e prolongou a série “Playoff Semifinal”, melhor de 7 partidas da Conferência Leste, que agora está com vantagem de 3 a 2 para o New York Knicks.
Na história da NBA, este é o 15º confronto entre as equipes nos playoffs. Nos 14 playoffs anteriores, cada equipe venceu 7 vezes. Com o jogo desta quarta-feira, foram realizadas até agora 72 partidas de playoffs entre as equipes, com 38 vitórias para o Boston Celtics e 34 para o New York Knicks.
O armador/ala Derrick White foi um dos destaques do Boston Celtics, marcando 34 pontos — sendo 21 deles em 7 bolas de três convertidas em 13 tentativas, com aproveitamento de 53,8% — além de contribuir com 3 rebotes e 3 assistências. O ala Jaylen Brown também se destacou com 26 pontos, 8 rebotes e 12 assistências, ficando a apenas 2 rebotes do triple-double. Vale registrar o bom trabalho do armador reserva Payton Pritchard, que anotou 17 pontos, sendo 15 deles em 5 bolas de três convertidas em 14 tentativas, com aproveitamento de 35,7%.
Pelo New York Knicks, o ala Josh Hart se destacou com 24 pontos, 7 rebotes e duas assistências, enquanto o armador Jaylen Brunson contribuiu com 22 pontos e 6 assistências.
O sexto jogo da série será realizado na próxima sexta-feira, dia 16 de maio, no Madison Square Garden, no bairro de Manhattan, na cidade de Nova York, no estado de Nova York, casa do New York Knicks.
“Playoff Semifinal” – Jogo nº 5 – Conferência Oeste
1 – Golden State Warriors 110 x 121 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneápolis, estado de Minnesota. Público: 19.395 (100%).
Com amplo domínio da partida, o Minnesota Timberwolves entrou nos últimos 12 minutos com uma vantagem de 22 pontos (71 x 93). No quarto derradeiro, a equipe soube segurar a pressão do Golden State Warriors e fechou em 3 a 1 a série “Playoff Semifinal” melhor de 7 partidas da Conferência Oeste, avançando para o “Playoff Final” da Conferência pela segunda temporada consecutiva. Lembrando que, na temporada passada, o time esteve no “Playoff Final”, onde foi derrotado pelo Dallas Mavericks por 4 a 1.
Esta foi a primeira vez na história da NBA que as equipes se encontraram em uma série de playoffs. Com o jogo desta quarta-feira, agora o Minnesota Timberwolves lidera por 4 vitórias contra uma do Golden State Warriors. Lembrando que, na fase de classificação desta temporada, as equipes se enfrentaram 4 vezes, com 3 vitórias para o Golden State Warriors.
O ala/pivô Julius Randle teve 29 pontos, 8 rebotes e 5 assistências, e o armador/ala Anthony Edwards anotou 22 pontos, pegou 7 rebotes e distribuiu 12 assistências, sendo os destaques do Minnesota Timberwolves. O pivô Rudy Gobert contribuiu com 17 pontos e 8 rebotes.
Pelo Golden State Warriors, o destaque foi o armador/ala Jonathan Kuminga, vindo do banco, com 26 pontos e 3 rebotes. O armador Brandin Podziemski anotou 28 pontos, pegou 6 rebotes e distribuiu 4 assistências. O ala Jimmy Butler contribuiu com 17 pontos, 6 rebotes e 6 assistências. O ala brasileiro Gui Santos esteve em quadra por aproximadamente 5 minutos, sem pontuar.
Com o resultado, o Minnesota Timberwolves jogará o “Playoff Final” da Conferência Oeste contra o vencedor do “Playoff Semifinal” entre Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets. No momento, o Oklahoma City Thunder está liderando a série por 3 a 2. O Golden State Warriors está eliminado da competição.