SC Corinthians Paulista também consegue o empate na série

O EC Pinheiros (SP) deixou tudo igual na série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) ao derrotar o Sesi Franca Basquete (SP), nesta terça-feira (13 de maio), por 71 a 70 (39 a 41 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP), no complemento da segunda rodada. A disputa agora está 1 a 1.

Foto: Marcos Limonti/Franca

O jogo começou com a equipe francana liderando o quarto inicial, com ligeira vantagem e o segundo apresentando equilíbrio. Na volta do intervalo, o Sesi Franca Basquete ficou novamente na frente no terceiro quarto, mas desta vez o EC Pinheiros conseguiu reagir e virou de forma emocionante, vencendo pela diferença mínina e com emoção, graças à bola do jovem lateral Pedro Pastre no final – 17 a 19 (primeiro quarto), 22 a 22 (segundo quarto), 13 a 18 (terceiro quarto) e 19 a 11 (quarto final).

Os maiores pontuadores do Sesi Franca Basquete foram o norte-americano David Jackson (22 pontos e 03 rebotes) e Didi Louzada (13 pontos e 03 bolas recuperadas). Em favor do EC Pinheiros: Yan Djalo (18 pontos, 09 rebotes e 03 assistências) e Reynan Santos (11 pontos, 08 rebotes e 05 assistências).

“É um sentimento muito bom, ainda não caiu à ficha, não era nem para eu estar na quadra, na verdade. No último momento, o Galvani falou para mim: ‘Entra no lugar do Agapy, o Wesley vai ficar em você. Não precisa de técnica, precisa ir forte no rebote. A bola sobrou, peguei o rebote e fiquei feliz de ter feito a cesta. Nos preparamos muito bem para esse jogo, defendemos muito bem, foi uma vitória importante para a carreira de todos aqui”, comemorou Pedro Pastre, que terminou com quatro pontos e três rebotes, sendo metade desses pontos o mais importante da vida junto com o único rebote ofensivo que pegou no jogo.

O terceiro jogo, que vai desempatar esta série, acontece na quinta-feira (15 de maio), às 20h (de Brasília), novamente no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP).

O SC Corinthians Paulista (SP) também igualou a disputa em 1 a 1 ao suplantar o CR Flamengo (RJ), por 90 a 73 (48 a 38 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ). Ciente da necessidade de vencer, o Timão ignorou o fato de jogar fora dos seus domínios e começou impondo seu ritmo e liderou os três primeiros quartos. Desta forma, logo assumiu a dianteira do placar e conseguiu fugir. Apenas nos dez minutos finais, o CR Flamengo ficou na frente, mas sem descontar a boa vantagem aberta pelo SC Corinthians Paulista havia aberto anteriormente – 26 a 22 (primeiro quarto), 22 a 16 (segundo quarto), 24 a 14 (terceiro quarto) e 18 a 21 (quarto final).

Foto: Hermes de Paula/CRF

Os atletas mais efetivos do CR Flamengo foram o norte-americano Shaquille Johnson (18 pontos e 03 rebotes) e Kayo Gonçalves (16 pontos e 07 rebotes). Pelo SC Corinthians Paulista: Victão Silva (23 pontos) e Cauê Borges (14 pontos, 04 rebotes e 06 bolas recuperadas).

“A série passa muito por ter foco defensivo. Hoje conseguimos ir bem, sabemos da qualidade ofensiva e pudemos mantê-los nos 73 pontos. A diferença do Corinthians hoje é essa, o foco, muito foco, muita defesa e errar menos. No ataque, pudemos aproveitar um pouco de tudo que eles ofereceram para nós, sem pensar muito, só deixando fluir um pouco o ataque, explorando onde estava a vantagem. Aproveitamos bem isso”, afirmou o pivô Victão Silva, do SC Corinthians Paulista.

“Você está frustrado. Você tem que ir embora para sua casa triste porque perdeu o jogo, mas com otimismo para o próximo jogo. Você não pode ir embora agora com uma carga emocional muito alta, porque você tem de treinar e tem de pensar que vai ganhar. Já começamos o trabalho agora no vestiário. Vamos ver o vídeo e vamos ver o que podemos fazer para melhorar o trabalho”, disse o técnico argentino Sergio Hernández, do CR Flamengo.

A terceira partida, que irá desempatar a disputa, está marcada para quinta-feira (15 de maio), às 18h30 (de Brasília), também no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ).

Já a abertura da terceira rodada será nesta quarta-feira (14 de maio), com duas partidas: Minas Tênis Clube x CR Vasco da Gama, às 19h (de Brasília), na Arena UniBH, em Belo Hozionte (MG); Bauru Basket x São Paulo FC, às 21h (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).

De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias se classificam para o playoff – semifinal. Posteriormente, ocorre a série final.

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).