Sesi Araraquara garante o terceiro lugar

O AOBE Catanduva (SP) sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 Feminino (CBI 2025) ao derrotar o São José Basketball (SP), por 72 a 57 (35 a 34 no primeiro tempo), na decisão, que foi realizada no domingo (04 de maio), no ginásio da Sociedade Thalia, em Curitiba (PR).

O primeiro tempo foi de alternâncias, com a equipe catanduvense saindo na frente no quarto inicial e a equipe joseense reagindo logo no segundo e encostando. Já os dois quartos finais foram pertencentes ao AOBE Catanduva, que comandou as ações, aumentando a vantagem para garantir o resultado positivo do título – 15 a 12 (primeiro quarto), 20 a 22 (segundo quarto), 13 a 11 (terceiro quarto) e 24 a 12 (quarto final).

Foto: Divulgação/CBB

As maiores pontuadoras do AOBE Catanduva foram Gabriela Hartwig (15 pontos, 09 rebotes e 04 assistências) e Isabela Chamorro (14 pontos e 07 rebotes). Em favor do São José Basketball: Brenda Gabrielli (18 pontos, 08 rebotes e 03 assistências) e Sara Martins (18 pontos, 04 rebotes e 04 assistências).

Na disputa pelo terceiro lugar, o Sesi Araraquara (SP) superou o Clube Esperia (SP), por 71 a 38 (42 a 14 no primeiro tempo), encerrando sua campanha com a medalha de bronze. O time de Araraquara esteve na frente em todos os períodos, com destaque para as vantagens conquistadas no primeiro tempo, que permitiram a abertura de uma larga vantagem – 27 a 05 (primeiro quarto), 15 a 09 (segundo quarto), 11 a 10 (terceiro quarto) e 18 a 14 (quarto final).

As atletas mais efetivas do Sesi Araraquara foram Ana Krause (25 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), Maria Clara (11 pontos, 06 rebotes, 06 assistências e 05 bolas recuperadas) e Lorena Palermo (11 pontos, 04 rebotes e 06 bolas recuperadas). Pelo Clube Esperia: Lana Grazis (08 pontos, 05 rebotes e 05 bolas recuperadas), Mayra Aparecida (06 pontos e 06 rebotes) e Maria Julia “Maju” Santos (06 pontos).

“Nosso time teve algumas mudanças do ano passado para esse e, por isso, fizemos uma preparação para esse campeonato muito intensa, pois sabíamos que seriam jogos muito difíceis, com times muito fortes e de qualidade. Com muita garra conseguimos defender o título do ano passado e nos tornamos bicampeão da competição. Estamos muito orgulhosas do que as atletas entregaram”, analisou a técnica Tati Motta, do AOBE Catanduva.

Premiações individuais

Jogadora Mais Valiosa (MVP): Julia Vitória (São José)
Jogadora Mais Valiosa da Final (MVP da Final): Gabriela Hartwig (AOBE Catanduva)
Maior Pontuadora: Kauany Lucion (Foz Basquete)
Líder em Rebotes: Bianca Neves (AOBE Catanduva)
Líder em Assistências: Iza Chamorro (AOBE Catanduva)
Melhor Técnica: Tatiane da Motta (AOBE Catanduva)

O Campeonato Brasileiro Interclubes Feminino (CBI Sub-19 2025) foi realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).