Sesi Franca Basquete também se qualifica e Unifacisa empata a série
O Minas Tênis Clube (MG) confirmou o seu favoritismo e garantiu classificação as quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) ao derrotar o Desk Manager/Mogi das Cruzes Basquete (SP), na quinta-feira (1º de maio), por 76 a 57 (38 a 24 no primeiro tempo), atuando na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG), pela terceira rodada da série melhor-de-cinco do playoff – oitavas-de-final. Com isso, o time que liderou a fase inicial fechou a disputa com três vitórias e nenhuma derrota.

O time mogiano começou assustando e ficou na frente no quarto inicial, mas nos demais só deu a equipe mineira, que aplicou a virada e desgarrou para vencer bem em casa e fechar à disputa pela via rápida – 17 a 22 (primeiro quarto), 21 a 12 (segundo quarto), 18 a 13 (terceiro quarto) e 20 a 10 (quarto final).
Os maiores pontuadores do Minas Tênis Clube foram Scott Machado (13 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e o argentino Juan Pablo Arengo (13 pontos, 04 rebotes e 04 assistências). Em favor do Desk Manager/Mogi das Cruzes Basquete: Dani Moreira (15 pontos e 14 rebotes – double-double) e Felipe Gregate (12 pontos, 03 rebotes e 03 assistências).
“Na primeira partida não jogamos bem, não defendemos e não pudemos correr a quadra, que é a nossa virtude. Mas os jogos em casa mudaram. Com a ajuda da torcida, trocamos o ritmo, jogamos muito mais leves. Para a sequência do campeonato, é manter a defesa forte e o jogo de transição para vencermos a próxima série”, afirmou o argentino Juan Pablo Arengo, do Minas.
“Nós sabíamos da dificuldade de jogar contra o Minas nesse playoff, mas demos nossa vida, merecíamos um jogo digno por tudo que passamos na temporada, e eu dei o meu melhor. A temporada para mim foi um grande desafio, jogar com protagonismo e responsabilidade, mas encarei isso como uma grande oportunidade que eu precisava”, afirmou o ala/pivô mogiano Dani Moreira.
O Sesi Franca Basquete (SP) fez valer o mando de quadra e passou pelo Pato Basquete (PR), por 101 a 82 (55 a 51 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP). Desta maneira, o time francano também confirmou o seu favoritismo e fechou a série melhor-de-cinco do playoff – oitavas-de-final em três a zero.

No primeiro tempo, cada equipe comandou um período e o time francano ficou ligeiramente na frente. Já no segundo tempo, o Sesi Franca Basquete cresceu e liderou os dois quartos finais. Com isso, desgarrou para vencer se sobressaltos – 31 a 24 (primeiro quarto), 24 a 27 (segundo quarto), 20 a 11 (terceiro quarto) e 26 a 20 (quarto final).
Os principais pontuadores do Sesi Franca Basquete foram Lucas Dias (24 pontos e 03 rebotes) e Didi Louzada (19 pontos e 03 assistências). Pelo Pato Basquete: o norte-americano Nathaniel Barnes (31 pontos e 06 assistências) e o venezuelano Jose Materan (17 pontos, 06 rebotes e 03 assistências).
“O time está de parabéns pela forma como encarou a série. Sabíamos que a equipe do Pato viria com a proposta de defender muito forte, mesmo assim, conseguimos impor o nosso ritmo. A equipe está de parabéns, merece um descanso depois de uma sequência forte de BCLA, uma sequência boa de vitórias no próprio NBB. Estamos em um momento bom e vamos descansar um pouco e focar agora nas quartas”, comemorou o pivô do Sesi Franca Basquete, Wesley Castro.
A Unifacisa (PR) empatou a disputa com o EC Pinheiros (SP), ao vencer o duelo realizado na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), por 86 a 79 (35 a 38 no primeiro tempo). A disputa está bastante acirrada, empatada em dois a dois, e o classificado será decidido no quinto confronto.

No primeiro tempo cada equipe liderou um período e o representante paulista ficou ligeiramente na frente. Já nos dois quartos finais, a Unifacisa cresceu e ficou na frente, aplicando a virada para ganhar e deixa tudo igual – 21 a 15 (primeiro quarto), 14 a 23 (segundo quarto), 22 a 13 (terceiro quarto) e 29 a 28 (quarto final).
Os máximos anotadores da Unifacisa foram o argentino Matias Solanas (19 pontos, 04 rebotes e 02 bloqueios) e Antonio Jr (17 pontos). Em favor do EC Pinheiros: o norte-americano David Sloan (34 pontos, 03 rebotes e 07 assistências) e Bernardo da Silva (13 pontos e 05 rebotes).
“Foi uma cobrança comunitária. Não dormimos pensando nos rebotes. Sabíamos da importância do rebote do jogo de hoje. O Pinheiros é um time que briga muito pelos rebotes e sabíamos que tínhamos de igualar essa briga para poder sair com uma vitória. E deu certo”, afirmou o pivô Antonio Jr, da Unifacisa.
“São dois dados que são bem preocupantes, onde normalmente dominamos na série. Os rebotes dos dois lados da quadra, em que hoje fomos muito mal, permitimos 17 pontos de segunda chance, e ainda demos 19 pontos de erros. Quando erramos dessa maneira e damos cesta fácil do outro lado. Só aí são 36 pontos. Me surpreende até termos ficado em uma posição para ganhar o jogo no final. Temos de mudar, temos de entrar mais firmes. Tivemos boas atuações individuais, mas, para o nosso time, não é suficiente. Precisamos de uma atuação coletiva”, analisou o técnico Vitor Galvani, do EC Pinheiros.
O quinto e decisivo jogo acontece no domingo (04 de maio), às 11h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Quem vencer avança as quartas-de-final.
A série melhor-de-cinco do playoff – oitavas-de-final prossegue nesta sexta-feira (02 de maio), com a realização de dois jogos: Farma Conde São José Basketball x CR Vasco da Gama, às 19h30 (de Brasília), na Farma Conde Arena, em São José dos Campos (SP); Caxias do Sul Basquete x CR Flamengo, às 20h (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS).
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias garantem vaga no playoff – quartas-de-final. Posteriormente, ocorrem os playoffs – semifinal e final.
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).