Competição será realizada em Ciudad Juarez no México, de 02 a 08 de junho
A Federação Internacional de Basketball (FIBA) definiu, na quarta-feira (30 de abril), os grupos da fase inicial da FIBA U16 AmeriCup 2025, que será realizada em Ciudad Juarez no México, entre os dias 02 e 08 de junho. O Brasil está no Grupo B, ao lado da Venezuela, Porto Rico e Canadá. Já México, República Dominicana, Estados Unidos e Argentina formam o Grupo A.

Na fase inicial, cada equipe jogará uma partida contra cada adversário para determinar a ordem de classificação para as quartas-de-final. Posteriormente, as nações se enfrentarão na seguinte ordem: 1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo B x 3º colocado do Grupo A e 1º colocado do Grupo B x 4º colocado do Grupo A. Os quatro vencedores das quartas avançam para as semifinais. Os vencedores das semifinais disputarão o título, enquanto os perdedores definem o terceiro e quarto colocados.
Os quatro melhores colocados da FIBA U16 AmeriCup 2025 garantirão vaga na FIBA U17 World Cup 2026.
A Seleção Brasileira já realizou a primeira etapa de preparação para o torneio no Sportville Centro de Treinamento, em Barueri (SP), entre os dias 12 e 19 de abril. Este primeiro período contou com 18 atletas que atuam em clubes brasileiros. Na sequência, jogadores que atuam no exterior também integrarão o grupo.
O comando técnico é do técnico Pablo Costa, que liderou a equipe nacional sub-15 em 2024 e garantiu a vaga do Brasil para a FIBA U16 AmeriCup. A comissão técnica conta ainda com Gabriel Millian (assistente técnico), além de Demétrius Ferraciú (coordenador das seleções masculinas de base). Já João Victor, do Instituto Viva Vida/Cetaf (ES), também compõe a comissão como assistente técnico.
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) segue investindo na formação com foco na evolução dos atletas e na conquista de uma vaga na FIBA U17 World Cup 2026.