O Sendi/Bauru Basket venceu um importante duelo contra o atual bicampeão da Liga das Américas – 2018, o Guaros de Lara, da Venezuela. O Dragão bateu a equipe venezuelana, por 81 a 77, na noite deste sábado (10 de março), no ginásio Jose Jorge Conte, em Corrientes, na Argentina, pela fase semifinal da competição. Com este resultado, o time bauruense somou os seus primeiros três pontos e segue com boa chance de classificação ao Final Four.

A partida que encerra a segunda rodada, entre Regatas Corrientes e Estudiantes Concordia, também já pode definir o primeiro classificado da chave a etapa decisiva e definir o futuro do Guaros de Lara na competição, já que o time ainda não soma nenhuma vitória na chave e foi surpreendido pelo argentino Concordia no primeiro dia do torneio (78 a 73).

Vale lembrar que o primeiro classificado deste grupo enfrentará o Mogi das Cruzes/Helbor (que já está garantido na final) no dia 24 de março (sábado), enquanto o segundo colocado, pega o San Lorenzo, da Argentina, na mesma data. A disputa pelo título da Liga das Américas ocorre no dia 25 de março (domingo) em local ainda a ser definido.

Em jogo equilibrado, como havia sido na fase de grupos, em Bauru (88X93), os times conseguiram boas criações dentro de quadra. Com isso, os destaques do representante brasileiro foram Rafael Hettsheimeir com 24 pontos e 08 rebotes; Alex Garcia, com 16 pontos, 08 rebotes e 08 assistências; e Duda Machado, que contribuiu com 12 pontos.

“Entramos com um clima de final de Copa do Mundo em quadra e não podia ser diferente. Nós já conhecíamos o adversário e sabíamos que o jogo seria difícil. Foi um duelo bem físico, mas nós conseguimos fechar bem o jogo e garantir uma vitória importantíssima. Amanhã, temos que entrar com o mesmo espírito e carimbar nossa vaga para o Final Four”, disse Duda Machado, que já jogou pelo Guaros de Lara.

“Foi um jogo de tudo ou nada, já que os dois times perderam na primeira rodada. Viemos pressionados para ter a chance de classificação. Fomos bem principalmente a partir do terceiro quarto. Conseguimos boas recuperações de bola, fazer uma boa defesa e nos aproveitamos do cansaço do time de Guaros. Na última rodada é mais um tudo ou nada e vamos focados”, acrescentou o capitão Alex Garcia.

Nesta segunda jornada, Shilton acompanhou o jogo de fora das quadras. Isto porque o pivô teve uma contusão no joelho na partida de ontem contra o Regatas Corrientes. Além dele, o ala Isaac cortou a mão durante a partida contra o time venezuelano e precisou dar cinco pontos. Ambos serão reavaliados pelo departamento médico da equipe para um possível retorno no confronto decisivo desta fase.

Para encarar o atual bicampeão da Liga das Américas, o técnico Demétrius Ferracciú mudou o quinteto inicial, que teve Gabriel Jaú como novidade ao lado de Anthony, Alex, Renan Lenz e Rafael Hettsheimeir.

No início da partida, o Guaros não deu muitas chances para o Dragão chegando a fazer sete pontos seguidos (0x7), porém, Bauru descontou com Alex Garcia, que encostou no marcador (12×14). O time da Venezuela conseguiu a vantagem com o experiente Echenique, mas Hettsheimeir teve boa sequência e o time encostou (21×22).

O segundo período teve Isaac, Stefano, Matulionis e Maikão se juntando a Jaú. Com bons rebotes e entrosamento, o Dragão virou a partida com uma dunk de Maikão logo no começo de jogo (25×23). Alguns erros de Guaros aliados à boa defesa do Bauru deixou o jogo equilibrado (29×29). Duda Machado entrou em quadra e deixou sua marca ao converter arremessos de três pontos, o que ajudou os bauruenses a irem para o intercalo na frente (42×41).

A volta do intervalo começou com uma alta intensidade e com Kendall Anthony armando as jogadas do time. Com os pontos de Rafael Hettsheimeir, a equipe conseguiu uma das maiores vantagens do jogo (53×47), mas o Guaros voltou a encostar com Colmenares no final do terceiro período (56×55).

No último quarto, o Sendi/Bauru conseguiu impor seu ritmo desde os primeiros minutos. Cestas importantes de Gabriel Jaú, Rafael Hettsheimeir e Duda Machado caíram e o Dragão viu sua vantagem aumentar faltando apenas um minuto para o final da partida (74×67). A partida seguiu sendo equilibrada até o final, principalmente quando Guaros encostou no marcador a menos de 15 segundos do apito final (79×77). Mas Kendall Anthony converteu a última bola da partida em dois lances livres para a vitória bauruense (81×77).

Duda Machado foi muito bem contra seu ex-time / Foto: Victor Lira/Bauru Basket
Duda Machado foi muito bem contra seu ex-time / Foto: Victor Lira/Bauru Basket