por Affini Jr

Affini Jr e Shampoo / Foto: Divulgação
Affini Jr e Shampoo / Foto: Divulgação

Muito obrigado pela oportunidade de apresentar nossas ações aqui no Nordeste; é de suma importância que as outras regiões conheçam os grandes trabalhos que são desenvolvidos aqui para que os clubes das outras regiões possam realizar o intercâmbio no Nordeste.

Movidos pela situação provocada pela pandemia, nossa grande ideia foi movimentar o basquetebol nos nove estados nordestinos promovendo debates, oportunizando opiniões, gerando ciência e contribuindo para o desenvolvimento da modalidade.

Criamos um Programa de Desenvolvimento do Basquete Nordestino que tem como objetivo promover consultoria para clubes e escolas; melhorar o nível físico, técnico, tático e psicológico dos atletas; capacitar os gestores, treinadores, professores de clubes, escolas e núcleos de basquete nordestinos; oferecer clínicas de desenvolvimento de atletas; identificar jovens talentos e futuros prospectos; contribuir com a massificação da modalidade no Nordeste.

O programa tem como coordenador o Erivaldo Silva, conhecido como Shampoo, de Maceió, Alagoas. Eu realizo a gestão do programa e ainda contamos com a participação do grupo de professores pesquisadores que abrilhanta o trabalho com a ciência da modalidade.

O Encontro dos Técnicos Basquete Nordeste promoveu 14 encontros virtuais durante o período de março a agosto. A troca de informações, o crescimento e o aprendizado, visando valorizar, fortalecer, o trabalho de todos os técnicos da região. A cada semana uma nova troca de experiências com a participação de 22 técnicos, cinco gestores, cinco professores pesquisadores e um preparador físico.

Outra ação realizada foi a construção do questionário da pesquisa do perfil dos técnicos de basquetebol da região nordeste onde tivemos a participação de 268 treinadores identificados.

O objetivo deste diagnóstico foi conhecer o perfil, assim como sua estrutura de trabalho e formação profissional. A participação de 268 técnicos nos dará suporte a futuros projetos, além de identificar pontos fortes e fracos da estrutura e nas condições de trabalho dos profissionais.

Trazemos neste boletim os dados estatísticos da atuação profissional, dos recursos humanos, instalações e materiais, carreira profissional e hábitos pessoais, naipes e faixas etárias.

Montamos um grupo de estudos de basquete ciência que busca a melhoria na qualidade dos estudos e das práticas que estimulem o aprendizado e o desenvolvimento; disseminação do conhecimento para o surgimento de ações e projetos inovadores para o crescimento do basquetebol regional. Eles estão trabalhando na validação dos Dados junto ao consultor Dante de Rose para publicação cientifica com base nos dados fornecidos na pesquisa do perfil dos técnicos de basquete do Nordeste. Os professores pesquisadores que participam desse projeto são: Raul Siqueira (PE), Núbio Vidal (CE), Marcos Bezerra (SE), Valbério de Araújo (PB) e Ricardo Lima (PE).

Está agendado para o início de dezembro em Recife (PE), o Fórum Nordeste com o objetivo de lançarmos a Escola Nordeste de Técnicos de Basquete e a fundação da Associação dos Técnicos de Basquetebol do Nordeste que tem como objetivo a representatividade nas principais entidades; disseminar o conhecimento; associar professores, técnicos e acadêmicos.

O Programa de desenvolvimento do basquete nordestino tem o apoio da ATBB, da Shampsports, da Liga Nordeste e do Instituto Vitaliza.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação