O campeonato está marcado pelo equilíbrio

Com as vitórias de Sampaio e Uninassau neste domingo (04 de março), o primeiro turno da LBF CAIXA chegou ao fim. Os 36 jogos até agora contaram diferentes histórias de um campeonato marcado por bastante equilíbrio – exceto nas pontas.

Com campanha perfeita (08 vitórias em 08 jogos), o Vera Cruz/Campinas destoa e segue na liderança assumida em janeiro. A equipe de Antonio Carlos Vendramini também ostenta o melhor ataque da competição, com 78,9 pontos de média – a única na casa dos 70 pontos. A coletividade parece ser a chave da boa campanha. Embora a ala Ariadna seja a cestinha do torneio, com 18,8 pontos por jogo, apenas outras duas atletas (Patty e Meli Gretter) têm médias em dígitos duplos. Consistente, a equipe é também a líder em assistências (16,6), rebotes (48,5), e bolas de três pontos, na média (7,6) e no total (61).

Com campanha inversa (08 derrotas em 08 jogos), o Poty/BAX/Catanduva precisa fazer um segundo turno de recuperação. A equipe paulista ainda mescla boas partidas, como contra o líder Vera Cruz/Campinas e a última contra Blumenau – quando chegou a ter 10 de vantagem – com atuações apáticas, que fazem com que a equipe tenham os piores índices de ataque (61,5 pontos por jogo) e defesa (78,5 pontos sofridos de média) do campeonato. A equipe sente a falta da armadora Thaissa e da ala Sara, que se recuperam de cirurgias no joelho e ainda não entraram em quadra em 2018. Apesar do cenário, a equipe paulista tem a líder em lances livres convertidos (Tati – 4,25 por jogo) e a líder em tocos da LBF CAIXA (Jennifer – 1,2 por jogo), além de três titulares com 10 ou mais pontos de média – Julieta, Natalia e a já citada Tati.

O equilíbrio esteve mesmo do segundo ao oitavo colocado, onde as outras sete equipes se revezaram nas oito rodadas. A diferença é de apenas 03 pontos e 03 vitórias entre o vice-líder Sampaio Basquete e o penúltimo Presidente Venceslau, que tem os mesmos 37,5% de aproveitamento de São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip (5º), Funvic/Ituano (6º) e Blumenau (7º), que ficam na frente pelo confronto direto.

Sampaio e Uninassau vêm representando bem o nordeste, com campanhas positivas puxadas pelos destaques Briahanna Jackson, Casanova, Gil, Tassia e Ziomara Morrison – que chegou há menos de um mês e já caiu nas graças da torcida tricolor ao liderar as médias de pontos e rebotes da equipe. A equipe do Maranhão teve a melhor defesa do primeiro turno, permitindo apenas 53,9 pontos por partida. Já a Uninassau, movida pelo trio protagonista, é dona do segundo melhor ataque (69,8).

Após terem começado o campeonato bem, com sequencia de vitórias, Blumenau e Presidente Venceslau oscilaram hoje figuram entre o últimos classificados para os playoffs. O Santo André/APABA, que chegou a liderar nas primeiras rodadas, teve sequencia de duas derrotas em fevereiro mas voltou a jogar bem – acaba de voltar do nordeste com 1 vitória sobre Uninassau e uma derrota nos detalhes para Sampaio. Já o vizinho São Bernardo/Brazolin /Unip, dono do elenco mais jovem da LBF CAIXA, perdeu duas seguidas e voltou a oscilar.

Na sexta-feira (09 de março), o segundo turno é inaugurado com duas partidas às 19h00 (de Brasília). A Uninassau recebe o Blumenau, enquanto Vera Cruz Campinas e São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip duelam no interior paulista.

Números do 1º turno
Melhor ataque: Vera Cruz/Campinas – 78,8 pontos por jogo
Melhor defesa: Sampaio Basquete – 53,5 pontos sofridos
Cestinha: Ariadna (Vera Cruz/Campinas) – 18,8 pontos
Maior reboteira: Barbara (Presidente Venceslau) – 11 rebotes
Maior assistente: Casanova (Uninassau) – 6,4 assistências
Líder nas bolas de três pontos: Jaqueline (Santo André/APABA) – 2,5 por jogo
Tocos: Jennifer (Poty/BAX/Catanduva) – 1,2 por jogo
Roubos de bola: Casanova (Uninassau) – 3,3 por jogo
Eficiência: Thayná (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip) – 19,9

Foto: Paulo de Tarso Jr
Foto: Paulo de Tarso Jr