Foram 40h de vídeo aulas gratuitas

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) encerrou na quarta-feira (23 de junho), o maior congresso virtual já realizado na história da modalidade no país. O 1º Congresso Brasileiro de Basquete, ação da CBB em parceria com a Cinética, teve 10.768 inscritos, com 40h de vídeo aulas gratuitas e certificado de conclusão para os participantes que completaram seus estudos.

A ação foi muito elogiada por toda a comunidade do basquete, seja por fãs, técnicos, dirigentes, atletas e empresas. Outros dados importantes do I Congresso Brasileiro de Basquete foram: os 27 estados foram representados, com ao menos um inscrito de cada unidade federativa do país; 40% dos inscritos foram de mulheres; e 11 países tiveram inscritos.

“Estamos felizes e realizados com todo o sucesso do I Congresso Brasileiro de Basquete. Atingimos todos os nossos objetivos. E não só isso, superamos muitos deles, como o número de inscritos. Gostaria de destacar, também, o perfil de desenvolvimento do evento. Nosso interesse é no crescimento do basquete brasileiro e na maior participação possível de todos os interessados, por isso nos esforçamos e conseguimos que todo o conteúdo fosse disponibilizado de forma gratuita. Vamos seguir e ampliar nos próximos meses o trabalho de ampliar o conhecimento a comunidade”, garantiu o presidente Guy Peixoto Jr.

Técnico da Seleção feminina adulta, José Neto também deu seu depoimento sobre o evento. “Foi uma satisfação enorme poder ter contribuído com a CBB nesta missão de capacitar pessoas através do basquete. Neste momento em que não podemos exercer nossas atividades em sua totalidade, a CBB teve esta atitude digna de oferecer gratuitamente a quase 11 mil inscritos que tiveram o acesso ao Congresso Brasileiro de Basquete, a possibilidade de adquirir conhecimentos. Espero que cada um destes possa transmitir essas informações para fazer a nossa modalidade ainda mais ativa em nosso país”, contou Neto.

Direto da Europa, o técnico da Seleção masculina, Aleksandar Petrovic, também comentou o congresso. ‘Parabéns para a CBB por organizar esse evento. Tivemos palestrantes com nível ótimo, e muitas pessoas puderam aprender temas importantes do basquete. E hoje, no meio de uma pandemia, com muita gente presa em casa, todos têm mais tempo de aprender pelas plataformas online. Não me surpreende o número de inscritos. Sei o quanto os brasileiros gostam do basquete e que também querem aprender”, citou.

Participantes comentam
Treinadora do Instituto Varejão/Apaches, no Espírito Santo, Tatiany Valencio participou do I Congresso Brasileiro de Basquete e comentou sua sensação ao participar do evento. Ela está em Vitória fazendo a off-season de Didi e Izabel Varejão.

“A iniciativa da CBB na realização do Congresso foi de grande relevância para todos profissionais que atuam na modalidade, ainda mais no momento delicado que estamos atravessando. Entender a proposta de trabalho das comissões técnicas das seleções faz com que mudemos o olhar na implementação e prescrição dos treinos no nosso ambiente de atuação, uma visão junta daquilo que queremos para o desenvolvimento do basquete brasileiro. Levo grandes aprendizados e já espero ansiosamente pelo próximo”.

O técnico Julio Malfi também participou do Congresso e gostou demais do que aprendeu na última semana. “O 1º Congresso, foi de uma qualidade ímpar, com profissionais e personalidades que fazem a diferença. Foi mais uma ação de democratizar e de transformação do basquetebol Brasileiro! Sem dúvidas contribuiu e muito para grandes aficionados pelo Basquetebol”, finalizou o técnico do Basquete Tatuí.