Bauru Basket, Basquete Unifacisa e EC União Corinthians também obtêm êxito na rodada

O 123 Minas Tênis Clube-MG derrotou o SC Corinthians Paulista-SP com autoridade, por 94 a 65 (50 a 23 no primeiro tempo), em jogo válido pelo turno da fase inicial no Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023, disputado no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), na cidade de São Paulo (SP).

Foto: Beto Miller/SCCP

O time mineiro conseguiu um grande rendimento no primeiro tempo, ficando na frente nos dois quartos iniciais e desgarrou bastante. Na volta do intervalo, o panorama seguiu o mesmo e a vantagem cresceu mais um pouco ao final do terceiro período. Apenas, no quarto final, o representa paulista ficou na frente, mas sem conseguir alterar o panorama da partida – 23 a 11 (primeiro quarto), 27 a 12 (segundo quarto), 28 a 20 (terceiro quarto) e 16 a 22 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram o norte-americano Davaunt Thomas (17 pontos, 03 rebotes e 06 assistências) e Maique Tavares (12 pontos e 04 rebotes), pelo SC Corinthians Paulista; Alexey Borges (17 pontos e 06 rebotes) e Wesley Castro (16 pontos e 05 rebotes), em favor do 123 Minas Tênis Clube.

“Sabíamos que a chave do jogo seria nossa defesa. Eles gostam de correr, do rebote de ataque. Sabíamos que se conseguíssemos parar a transição deles, teríamos a chance de vencer o jogo. Muito mérito para a nossa defesa”, comentou o pivô Renan Lenz, do 123 Minas Tênis Clube.

Na classificação geral, o 123 Minas Tênis Clube ocupa a quarta colocação na classificação geral, com nove vitórias e quatro derrotas. O SC Corinthians Paulista vem logo a seguir, no quinto lugar, com a mesma campanha, contudo, levando desvantagem nos critérios de desempate

Foto: Maurício Moreira/Pato Basquete

O Bauru Basket-SP deu sequência ao seu bom momento ao passar pelo Pato Basquete-PR, mesmo atuando no ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR), por 96 a 85 (47 a 49 no primeiro tempo). O duelo começou equilibrado, mas com o representante paranaense ficou ligeiramente na frente nos dois quartos iniciais. A recuperação do time paulista se deu nos dois períodos finais, quando cresceu de produção e comandou as ações – 22 a 23 (primeiro quarto), 25 a 26 (segundo quarto), 25 a 18 (terceiro quarto) e 24 a 18 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Jonatan Oliveira (26 pontos e 03 assistências) e Gabriel Novaes (18 pontos), pelo Pato Basquete; o argentino Jonatan Machuca (25 pontos, 05 rebotes e 03 bolas recuperadas), Gemerson Barbosa (16 pontos e 03 rebotes) e Danilo Fuzaro (16 pontos e 04 assistências), em favor do Bauru Basket.

“Foi uma vitória fundamental para nós. Estávamos acumulando altos e baixos nos últimos jogos, mas esse resultado, da forma como foi, aumenta nossa confiança para sequência. Teremos duas partidas em São Paulo e vamos em busca dessas vitórias para fechar o ano”, comentou o armador Jonatan Machuca, do Bauru Basket.

Na classificação, o Bauru Basket aparece no oitavo lugar, com sete vitórias e cinco derrotas. O Pato Basquete é o 13º colocado, com quatro vitórias e nove derrotas.

Foto: Gabriella Tayane/Basquete Unifacisa

O Basquete Unifacisa-PB se reabilitou ao bater o Caxias do Sul Basquete-RS, por 63 a 56 (39 a 37 no primeiro tempo), jogando na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB). O duelo foi marcado pelo equilíbrio, porém o time da casa ficou na frente em três períodos e assumiu o comando do placar para vencer, fugindo um pouco, mesmo não conseguindo vantagens extensas – 16 a 14 (primeiro quarto), 23 a 23 (segundo quarto), 13 a 11 (terceiro quarto) e 11 a 08 (quarto final).

Os destaques foram André Góes (16 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e Jimmy Dreher (13 pontos e 03 rebotes), pelo Basquete Unifacisa; Thiago Mathias (14 pontos e 05 rebotes) e Diego Conceição (10 pontos), em favor do Caxias do Sul Basquete.

Com este resultado positivo, o Basquete Unifacisa ocupa a nona colocação, com seis vitórias e sete derrotas. O Caxias do Sul Basquete aparece no 11º lugar, com cinco vitórias e oito derrotas.

Foto: Karim Georges/Fortaleza

O EC União Corinthians-RS também alcançou a recuperação ao suplantar o Fortaleza/Basquete Cearense-CE, por 94 a 83 (47 a 40 no primeiro tempo), mesmo atuando no Centro de Formação Esportiva, em Fortaleza (CE). O time gaúcho ficou na frente nos dois quartos iniciais, com vantagens não tão grandes, mas suficientes para desgarrar um pouco. Na volta do intervalo, a equipe cearense conseguiu equilibrar, mas o EC União Corinthians voltou a comandar o quarto final para vencer fora de casa – 22 a 20 (primeiro quarto), 25 a 20 (segundo quarto), 22 a 22 (terceiro quarto) e 25 a 21 (quarto final).

Os máximos anotadores foram Matheusinho Brito (27 pontos, 04 rebotes, 07 assistências e 04 bolas recuperadas) e Ronald Hudson (22 pontos e 14 rebotes – double-double), pelo Fortaleza/Basquete; Augusto Leão (25 pontos, 04 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas) e o norte-americano Mike Simms (19 pontos, 05 rebotes e 03 bolas recuperadas), em favor do EC União Corinthians.

Com o resultado favorável, o EC União Corinthians está posicionado no 14º lugar, com três vitórias e dez derrotas. Já o Fortaleza/Basquete Cearense ocupa o 17º lugar, com duas vitórias 12 derrotas.

O turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 tem sequência nesta terça-feira (20 de dezembro), com quatro partidas: CA Paulistano x Oscar/São José Basketball, às 19h, ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), em São Paulo (SP); São Paulo FC x CR Flamengo, às 20h, no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP); Sesi Franca Basquete x Cerrado Basquete, às 20h, no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP); Rio Claro Basquete x BRB/Brasília, às 20h, no ginásio Municipal Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – todas no horário de Brasília (DF).