Competição deste ano foi marcada pelas equipes desfalcadas

O 123 Minas Tênis Clube sagrou-se campeão desta edição apequenada da Copa Super 8 Sky – 2022 ao derrotar o São Paulo FC, neste sábado (22 de janeiro), com muita emoção, por 78 a 77 (50 a 36 no primeiro tempo), em jogo realizado na Arena Minas Tênis Clube, na cidade de Belo Horizonte (MG). O time comandado pelo técnico Leo Costa chegou a esta conquista, que garante vaga na próxima edição da Basketball Champions League Americas, de forma invicta – venceu os três jogos que disputou – Unifacisa (88 a 84) e CR Flamengo (71 a 63) anteriormente.

Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube

O bom desempenho no quarto inicial foi determinante para que o time mineiro conseguisse se segurar quando a equipe são-paulina buscou a recuperação e chegou até a virar nos dez minutos finais. A equipe da casa foi guerreira e conseguiu assumir o comando do marcador nos segundos finais para garantir a conquista. Já o Tricolor foi ligeiramente melhor no segundo período, enquanto o terceiro terminou em igualdade – 32 a 14 (primeiro quarto), 18 a 22 (segundo quarto), 20 a 20 (terceiro quarto) e 08 a 21 (quarto final).

Os destaques foram Gui Deodato (25 pontos e 07 rebotes) e o norte-americano Johnson Sr (18 pontos), pelo time da casa; Marquinhos Sousa (25 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Bruno Caboclo (22 pontos, 12 rebotes e 06 bloqueios – double-double), em favor do visitante.

Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube

“É um momento incrível. Final inédita e título inédito para esse time, que é muito resiliente e foi forte até o final. Abrimos vantagem, não conseguimos sustentar, mas acho normal de um jogo como esse, de alto nível e diante de um adversário que tem Bruno Caboclo, Marquinhos, Tyrone e Elinho. Mas, agora é a nossa vez. É inexplicável, estou muito feliz”, afirmou Gui Deodato, que foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) da competição. “É indescritível a sensação de ser MVP desse torneio de tão alto nível, com jogadores incríveis. Nesse troféu tem um pedacinho de cada jogador do meu time e comissão técnica”, completou.

A competição deste ano foi marcada por elencos reduzidos, por conta de inúmeras contaminações pela Convid-19, sem falar nos oficiais de quadra e mesa. Um time contava com seu elenco completo num jogo e, no seguinte já apresentada um ou mais desfalques. Outro ponto negativo foi a opção de mandos diversos para os jogos, enquanto o mais adequado ou seguro seria uma ‘bolha’ recebendo todos os jogos, com testagens constantes. Com menos deslocamentos, talvez o número de contaminações fosse menor.

Fica o alerta para o returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2021/2022, que começa na terça-feira (25 de janeiro), com quatro jogos: Rio Claro Basquete x EC Pinheiros, às 19h30, no ginásio Municipal Felipe Karan, em Rio Claro (SP); BRB/Brasília x São Paulo FC, às 20h, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF); SC Corinthians Paulista x Mogi das Cruzes Basquete, às 20h, no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (SC Corinthians Paulista), em São Paulo (SP); e CR Flamengo x Caxias do Sul Basquete, às 20h, no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ). Todos no horário de Brasília (DF).

Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube