A equipe cearense aproveitou bem o fator casa

Na primeira em casa, o Solar Cearense venceu o Botafogo-RJ / Foto: Stephen Eilert/Solar Cearense
Na primeira em casa, o Solar Cearense venceu o Botafogo-RJ / Foto: Stephen Eilert/Solar Cearense

O Solar Cearense conquistou a primeira vitória na 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa) – 2017/2018 ao derrotar o Botafogo-RJ, nesta sexta-feira (1º de dezembro), por 61 a 47 (28 a 19 no primeiro tempo), em duelo válido pela quarta semana de disputa da fase inicial disputado no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

O primeiro quarto foi fraco tecnicamente, especialmente no setor ofensivo, mas a equipe cearense esteve melhor e fechou na frente (16 a 07). No segundo, a igualdade prevaleceu (12 a 12).

Na volta do intervalo, a equipe comandada pelo técnico Alberto Bial voltou a ficar comando do marcador, fazendo a sua vantagem crescer mais um pouco (19 a 14). Nos dez minutos finais, o desenho foi o mesmo do segundo quarto, com a igualdade prevalecendo e o time da casa chegando a primeira vitória na competição (14 a 14).

Os principais nomes da partida foram Betinho Duarte (17 pontos e 05 rebotes) e Paulinho Boracini (15 pontos e 05 rebotes), pela equipe mandante; Rafinha (15 pontos, 02 rebotes e 02 assistências) e Átila (13 pontos e 07 rebotes), em favor do visitante. A estatística completa da partida pode ser conferida neste link: http://lnb.com.br/partidas/nbb-caixa-20172018-basq-cearense-x-botafogo-01122017-2015/#stats.

“A gente veio de uma sequência de jogos em que não atuamos bem. Hoje nós priorizamos um pouco mais a defesa, e eu acho que tivemos uma resposta positiva. Sofremos menos de 50 pontos dentro de casa, e isso é importantíssimo para a sequência do nosso trabalho. Começar defendendo bem, para depois irmos nos soltando no ataque”, declarou Betinho, ala do Solar Cearense.

“Acho que nós erramos muito no primeiro tempo e deixamos de atacar a cesta. Demos muitas segundas chances ao ataque deles, perdendo rebotes na nossa defesa. Mesmo assim, tiveram momentos em que o jogo ficou nove pontos de diferença e nós não soubemos administrar para poder buscar o placar”, afirmou Rafinha, armador do Botafogo.

O próximo compromisso do Solar Cearense será contra o Vasco da Gama, na terça-feira (05 de dezembro), às 19h30 (de Brasília), novamente no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). O Botafogo-RJ buscará a recuperação contra o Vasco da Gama, no ‘Clássico da Amizade’, que ocorre no dia 19 de dezembro (terça-feira), às 19h30 (de Brasília), na Arena Carioca 01, no Rio de Janeiro (RJ).