República Tcheca, Estônia, Alemanha, Geórgia, Hungria, Itália e Eslovênia apresentaram proposta

Foto: FIBA
Foto: FIBA

A FIBA Europa anunciou, nesta segunda-feira (25 de março), que sete federações nacionais se candidataram formalmente para organizar o FIBA EuroBasket 2021: República Tcheca, Estônia, Alemanha, Geórgia, Hungria, Itália e Eslovênia apresentaram uma proposta oficial até 15 de março.

Como nenhuma das ofertas pede a realização do evento sozinho, confirma-se, portanto, que a fase de grupos da FIBA EuroBasket 2021 será organizada em quatro países, com um deles também servindo como anfitrião da Fase Final.

A multi-hospedagem entrou em vigor em 2015 (Croácia, Alemanha, França e Letônia) e 2017 (Finlândia, Israel, Romênia e Turquia), antes deste evento passar de um ciclo de dois anos para quatro anos, após a introdução do Novo Sistema de Competição da FIBA. Um total de 13 países manifestaram, inicialmente, interesse em saber mais sobre a hospedagem do FIBA EuroBasket 2021, quando o processo foi aberto em janeiro deste ano.

“Este forte desejo de organizar o EuroBasket, que um grande número de nossas federações europeias expressou, nos diz que o apelo do evento continua tão forte como sempre, se não ainda mais forte. Estamos mais do que certos de que, entre as candidaturas, encontraremos quatro anfitriões ideais, como fizemos nos dois eventos anteriores”, disse Kamil Novak, diretor-executivo da FIBA Europa.

A FIBA Europa avaliará todos os locais e infraestruturas antes que a diretoria da entidade decida sobre os quatro anfitriões, em reunião marcada para julho deste ano. Já o processo de licitação FIBA EuroBasket Feminino 2019 foi prorrogado até 15 de abril, para dar mais tempo às federações que manifestaram interesse em preparar suas propostas.