O Sesi Franca Basquete venceu mais na série melhor-de-cinco do playoff – final do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2018/2019. Atuando no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP), o time comandado pelo técnico Helinho Garcia bateu o CR Flamengo com uma grande virada, por 77 a 71 (42 a 39 no primeiro tempo), e agora, com 2 a 1 na série, está a apenas um passo da conquista do título da competição nacional.

No lado francano, dois jogadores assumiram o protagonismo na vitória da equipe franana: o armador Alexey Borges, com 16 pontos, seis rebotes, cinco assistências, quatro roubos de bola e 24 de eficiência e foi eleito como MVP da Galera, prêmio oferecido pela Budweiser, pela segunda vez consecutiva.

“Me preparei muito para essas Finais e para esse momento. Não é de agora, nem da temporada, mas sim da vida. Tenho procurado aproveitar, me divertir e fazer o meu melhor em todos os jogos”, afirmou Alexey.

Ainda pelo Franca, o ala/pivô Lucas Dias, com 18 pontos, dez rebotes, duas assistências e 26 de eficiência. Juntos, os dois contribuíram com 34 dos 77 pontos da equipe no duelo (44,1% de aproveitamento).

E a vitória no terceiro confronto foi para lá de importante. Agora, a equipe comandada por Helinho Garcia precisará de apenas mais uma vitória para pôr a mão na taça. Do outro lado, mesmo com a derrota, o CR Flamengo também contou com boas atuações individuais, casos do armador Franco Balbi (13 pontos, seis rebotes e cinco assistências), do pivô Anderson Varejão (13 pontos e oito rebotes) e do ala Marquinhos Sousa (16 pontos, sete rebotes e 18 de eficiência).

“Viemos para o jogo com o objetivo de ganhar a partida para tentar decidir em casa, mas não conseguimos. Começamos muito bem o jogo, mas a partir do segundo quarto caímos muito de produção. Defensivamente, a gente ainda conseguiu segurar, mas no ataque fomos muito previsíveis, o que facilitou muito a defesa de Franca”, avaliou Marquinhos.

O início do jogo foi todo do Flamengo. A equipe rubro-negra foi arrasadora no primeiro quarto e abriu 17 pontos de vantagem sobre os donos da casa (32 a 15) – maior vantagem aplicada em um quarto da história das Finais do NBB.

Mas quem pensou que daí para frente a partida estaria resolvida se enganou. No segundo quarto, com o apoio de sua torcida e com grande atuação do armador Alexey (11 pontos, dois rebotes, duas assistências, 2 roubos de bola e 17 de eficiência no período), o Franca encostou no placar na ida para os vestiários e voltou de vez para o confronto (42 a 39).

Na volta do intervalo, o Franca conseguiu virar a partida e se manteve na ponta até o final da partida, mesmo com uma rápida virada do Flamengo no último quarto.

“Foi a atitude. Entramos mole, o Flamengo veio duro, e sabíamos que seria assim. No momento em que mudamos a atitude e todos entenderam o que era para ser feito, o que combinamos na sexta-feira, as coisas dão certo, é só cumprir o que foi combinado. Somos uma família e, quando todo mundo se junta, sabendo da sua função, nós vencemos”, disse Lucas Dias.

“Não começamos o jogo bem, muito longe do que fizemos no Jogo 2, mas a torcida nos apoiou desde o primeiro minuto. Eles (torcedores) fizeram uma grande festa e não desistiram da gente em momento algum. Isso é Franca”, concluiu o ala/pivô.

Agora, o próximo confronto, que pode ser o do título para o Sesi Franca, acontecerá já no sábado (1º de junho), às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo de quatro plataformas diferentes: os canais Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB.

“Vamos pensar em um jogo de cada vez. Nosso foco agora é ir para o Rio buscar a terceira vitória e, consequentemente, o título. Sabemos das dificuldades, mas esse é um grande desafio, muito bom para nossa equipe, que assume e encara todos os desafios que tem pela frente de peito aberto”, finalizou o técnico do Franca, Helinho Garcia.

Foto: Newton Nogueira
Foto: Newton Nogueira