As Finais do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2018/2019 estão de malas prontas para o interior de São Paulo. Após o primeiro confronto no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ), Sesi Franca Basquete (1º) e CR Flamengo (2º) se enfrentarão nesta quinta-feira (23 de maio), no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP), às 20h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN, Fox Sports e pelo Facebook do NBB.

No Jogo 01 da série final, o Flamengo conseguiu impor todo seu ritmo e dominou as ações da partida desde o início. Com uma forte defesa, característica da equipe no campeonato, o rubro-negro conseguiu frear o poderoso ataque francano e venceu por 82 a 68.

O grande destaque da partida ficou por conta do ala/pivô Olivinha, do time carioca. O “Deus da Raça”, como é conhecido pela torcida da equipe, foi o cestinha do primeiro confronto com 23 pontos (5/6 nos arremessos de 3), além de oito rebotes e 29 de eficiência. Além dele, o ala Marquinhos, 14 pontos, cinco assistências e 20 de eficiência, e o pivô Anderson Varejão, dez pontos, cinco rebotes e 17 de eficiência, também tiveram boas atuações.

“Começar qualquer playoff com vitória, ainda mais em uma final, é muito importante. Era um jogo que precisávamos ganhar e começamos com o pé direito, mas o mais importante foi a maneira como ganhamos: com foco e entrega durante o jogo todo. Agora, vamos tentar manter isso para o resto da série”, afirmou Anderson Varejão.

Pelo Franca, o principal ponto positivo foi a boa atuação do armador Alexey. Vindo do banco, o jogador contribuiu com 15 pontos (5/5 nos 3 pontos), além de dois rebotes, duas assistências e 14 de eficiência. Fora isso, ainda foi um dos únicos de sua equipe que conseguiu um +/- positivo (5), que mede o saldo da equipe no tempo em que o atleta esteve em quadra.

“Franca, para mim, é o time que joga o basquete mais bonito da temporada. Foi o melhor time da fase de classificação e o mais regular. No Jogo 1 não conseguiram executar da melhor forma o que queriam, mas sabemos que eles são uma equipe muito forte, principalmente jogando em casa. Vamos respeitar sempre, mas também procurar fazer a nossa parte para vencer”, disse o técnico do Flamengo, Gustavo De Conti.

O melhor mandante
Dono da melhor campanha da fase de classificação, o Sesi Franca ainda possui a vantagem do mando de quadra e fará os Jogos 2 e 3 em seus domínios, no ginásio Pedrocão (além do Jogo 05, se necessário). Ou seja, o Flamengo terá que vencer pelo menos uma partida fora de casa para conseguir levantar o troféu do NBB ela sexta vez.

O time francano é a equipe com melhor aproveitamento em casa na atual edição do NBB. Em 17 partidas no “Templo do Basquete Brasileiro”, a equipe venceu 16 delas (94,1% de aproveitamento), sendo quatro durante os playoffs – sem nenhuma derrota na pós-temporada.

“Nosso recorde e nosso percentual de vitórias jogando em casa são excelentes. É com a força da nossa torcida que vamos entrar com tudo para fazer um grande jogo, com a maior intensidade possível, para conseguirmos essa primeira vitória na série”, afirmou o treinador Helinho Garcia.

O treinador Helinho Garcia confia na recuperação de Franca para a sequência da série. Os bons resultados atingidos e a chance de conquistar mais um título na temporada motivam ainda mais o time da “Capital do Basquete”.

“Sem dúvidas que a sequência que a gente estava, com as vitórias e, principalmente, com a conquista da vaga nas Finais nos motiva, e mais do que isso, a chance de conquistar o título nos motiva ainda mais. O time está muito focado. O que me deixa mais confiante é que o time sabe o que errou e sabe também que precisamos fazer um jogo com mais leitura e intensidade para empatarmos a série”, afirmou o comandante francano.