O jogo foi emocionante e acirrado, com o cruzmaltino tomando mais uma virada no quarto final

Gabriel Jaú com a posse de bola / Foto: Thiago Moreira-Vasco
Gabriel Jaú com a posse de bola / Foto: Thiago Moreira-Vasco

Em noite de grande atuação de Alex Garcia e Rafael Hettsheimeir, o Sendi/Bauru Basket garantiu sua décima vitória em 14 jogos pela 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) -2017/2018 ao bater o Vasco da Gama por apenas um ponto: 86 a 87 na noite desta quarta-feira (17 de janeiro), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ). O triunfo conquistado na capital carioca foi o quinto consecutivo do Dragão que se mantém na quinta posição da tabela de classificação.

Grande destaque da noite, o pivô Rafael Hettsheimeir terminou o duelo como cestinha do time bauruense ao anotar 16 pontos, um a mais que o armador norte-americano Kendall Anthony. Foram das mãos calibradas do pivô que saíram os lances-livres precisos que garantiram a vantagem mínima e o triunfo.

“Fizemos um primeiro tempo muito inconstante, começamos bem, mas deixamos o Vasco muito livre para pontuar. Conseguimos consertar isso aos poucos e ter tranquilidade para garantir esse resultado que é muito importante”, relatou o camisa 30 do Dragão.

Outro que teve bela atuação na noite foi o capitão Alex Garcia, que ficou a duas assistências de anotar um triplo-duplo (converteu 13 pontos e capturou 10 rebotes defensivos). “Tivemos muitos erros no início, precisamos consertar isso porque jogamos contra um time experiente, com jogadores qualificados que conseguiram abrir uma boa vantagem, Tivemos que correr atrás, conseguimos, mas sabemos que temos que melhorar”, destacou o camisa 10.

Se o Vasco saísse de quadra com a vitória, o herói da noite certamente seria Guilherme Giovannoni. Chamando a responsabilidade desde o início da partida, o ala/pivô registrou expressivos 27 pontos – seu recorde na temporada – com direito a um incrível aproveitamento nos arremessos de quadra (3/4 nas bolas de 3 e 6/7 nas bolas de 2). Além disso, o camisa 12 vascaíno completou sua grande noite apanhando dez rebotes (duplo-duplo) e totalizando 32 de eficiência.

Esta partida também marcou o retorno do ala Osvaldas Matulionis e do pivô Maikão ao atual campeão brasileiro. Recuperado de uma cirurgia corretiva (realizada em 02/12/17) no quarto dedo da mão esquerda, fraturado no duelo contra o EC Pinheiros pela semifinal do Paulista Sub-19 (em 29/11/17), o pivô terminou o duelo com 02 pontos e 01 rebote em pouco mais de 6 minutos de quadra.

Já Matulionis, que recupera-se de uma fascite plantar no pé esquerdo que o tirou dos três jogos de 2018, contribuiu com 6 pontos e 3 rebotes nos quase 17 minutos que atuou.

O técnico Demétrius Ferracciú destacou a atuação do grupo, que conquista uma importante vitória nesta que foi a primeira partida de uma série de três fora de casa. “Tivemos um início muito bom com o Renan bem no jogo, mas deixamos o Vasco encostar e virar. Corremos atrás e conseguimos o resultado corrigindo essa oscilação durante a partida. É importante vencer, é importante valorizar o resultado, pois jogamos fora de casa, contra um time muito qualificado e que entrou no campeonato como um dos favoritos assim como nós. Mas sabemos que precisamos corrigir alguns pontos para manter a intensidade na partida”, analisou o técnico.

Com cinco vitórias seguidas, o time de Bauru permaneceu colado no G-4, com campanha de dez triunfos em 14 partidas (71,4% de aproveitamento). Do outro lado, o Vasco da Gama sofreu sua terceira derrota seguida e seguiu estacionado na 11ª colocação, mas agora com campanha idêntica a do 12º colocado Joinville/AABJ, que é de quatro êxitos em 14 oportunidades (28,6% de aproveitamento).

O Sendi/Bauru Basket retorna à quadra para encarar o Paulistano/Corpore, no sábado (20 de janeiro), às 14h00 (de Brasília), em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pela Band. Já o CR Vasco da Gama buscará a recuperação contra o Minas Tênis Clube, na terça-feira (23 de janeiro), novamente na Arena Carioca 1, às 20h00 (de Brasília).