Com retorno de Marcelinho à disputa, competição de arremessos ainda terá o atual campeão Jefferson e outros grandes nomes

O Torneio de 3 Pontos do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA deste ano será especial. Na terça-feira (06 de março) foram divulgados os seis participantes da competição de arremessos, oferecida pela SKY, e a grande novidade fica por conta do retorno de Marcelinho Machado ao torneio.

Em sua temporada de despedida das quadras, o camisa 4 do Flamengo participará pela quarta vez da competição em que foi bicampeão de maneira arrasadora entre 2014 e 2015, com 23 pontos na decisão de ambos os anos. Sua última participação neste desafio foi em 2016, quando o campeão foi seu irmão mais novo, Duda Machado.

Campeão do Torneio de 3 Pontos em 2017, o ala/pivô Jefferson William, do Sesi Franca Basquete, também está confirmado na disputa e defenderá seu título. Na luta pelo bicampeonato, o jogador terá uma cara conhecida como um de seus adversários: o pivô Hettsheimeir, com quem formou um dos garrafões mais fortes do basquete nacional, no Sendi/Bauru Basket, por duas temporadas e meia.

Com 63 arremessos convertidos, Deryk Ramos lidera o ranking de bolas de 3 da temporada e participará da competição pelo segundo ano seguido. Em sua carreira no NBB CAIXA, o ala/armador do Paulistano/Corpore soma expressivos 331 arremessos de 3 certeiros e foi o mais jovem a ultrapassar a marca das 300 na história da competição.

Terceiro com mais bolas de 3 na temporada (55) e dono de um dos melhores aproveitamentos da competição (43%), o ala/armador Felipe Vezaro, do AABJ/Joinville, é outro nome confirmado e participará pela primeira vez do Jogo das Estrelas. Nascido nos Estados Unidos, mas filho de mãe brasileira, Kevin Cresenzi, da Liga Sorocabana, que está em sua primeira temporada no NBB CAIXA, é outra cara nova no torneio.

Uma das atrações do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA, o Torneio de 3 Pontos SKY será a segunda atração do dia 18 de março (domingo), no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP). O evento contará com transmissão ao vivo pela TV Globo, durante o programa Esporte Espetacular.

A mecânica do desafio não mudou em relação ao ano anterior. Em um tempo máximo de 60 segundos, o participante faz um total de 25 arremessos, cinco de cada posição. Cada bola normal convertida vale um ponto, enquanto que um tiro convertido com a bola colorida vale dois pontos.

Assim como na edição passada, os competidores terão a opção de escolher uma posição para um carrinho composto somente de bolas coloridas, o que aumenta ainda mais as chances de melhorar a pontuação do atleta, já que cada tiro convertido neste caso vale dois pontos. Os dois melhores desempenhos da fase classificatória avançarão à final. Quem vencer, ficará com o título.

Participantes
Deryk Ramos (Paulistano/Corpore) – ala/armador – 23 anos – 1m86 de altura
Felipe Vezaro (Joinville/AABJ) – ala/armador – 26 anos – 1m92 de altura
Hettsheimeir (Sendi/Bauru Basket) – ala/pivô – 31 anos – 2m08 de altura
Jefferson William (Sesi Franca Basquete) – ala/pivô – 34 anos – 2m03 de altura
Kevin Crescenzi (LSB/Uniso) – ala/armador – 25 anos – 1m93 de altura
Marcelinho Machado (Flamengo) – ala – 42 anos – 2m00 de altura

Campeões
2017 – Jefferson William (Bauru)
2016 – Duda Machado (Solar Cearense)
2015 – Marcelinho Machado (Flamengo)
2014 – Marcelinho Machado (Flamengo)
2013 – Matheus Dalla (Limeira)
2012 – Helinho (Franca)
2011 – Fernando Fischer (Bauru)
2010 – Thiaguinho (Pinheiros)
2009 – Fernando Fischer (Bauru)

Felipe Vezaro é um dos gatilhos mais poderosos do NBB / Foto: Stephan Eilert/Solar Cearense
Felipe Vezaro é um dos gatilhos mais poderosos do NBB / Foto: Stephan Eilert/Solar Cearense