São inegáveis os serviços prestados pelo São Paulo DC ao Basquete 3×3 brasileiro. Com mais uma edição da Copa do Mundo da modalidade se aproximando, a equipe da capital paulista contribuiu sobremaneira para que a nova modalidade olímpica pudesse, primeiro, se enraizar e, posteriormente, a ganhar adeptos no país.

Para a edição de 2019 da Copa do Mundo, que será jogada de 18 a 23 de junho, em Amsterdã, na Holanda, o elenco brasileiro é composto pelos seguintes atletas: Felipe Oscar de Camargo (Campinas 3×3), Jonatas Júlio de Mello (Campinas 3×3), William Weihermann (São Paulo DC) e Jefferson Froehlich Socas (São Paulo DC). Além dos suplentes, Luiz Felipe Soriani (São Paulo DC) e Ulisses Ferreira de Lima (Rio Preto 3×3).

Na história do Basquete 3×3 brasileiro, dos 16 atletas que defenderam a Seleção Brasileira em competições mundiais, 13 foram lançados ou atuaram pelo São Paulo DC. “Estamos muito honrados por mais uma vez contarmos com jogadores do São Paulo DC na Seleção Brasileira, é a prova que estamos trabalhando da forma correta e planejada, com organização e escolhas eficientes dos jogadores”, comentou Gustavo Bracco, que é hoje o manager da equipe, mas que já foi jogador e disputou o Mundial de Basquete 3×3 em 2014.

“Nos traz muita alegria saber que, mais uma vez, estaremos representados por dois atletas que são atuais integrantes da nossa equipe, assim como dois que já foram e deixaram recentemente o São Paulo DC por uma questão de logística e geográfica, explosivamente, pois o Felipe e o Jonathan são dois grandes craques, que surgiram para o Basquete 3×3 através da nossa equipe. Além deles, o Socas e o Will são jogadores que estão conosco, treinando desde o começo da temporada, com bons resultados conquistados até aqui neste início de temporada, o que chamou a atenção, assim como a qualidade técnica que estão apresentando”, complementou Bracco.

Os demais são estes: Yanick, Zando, Carlinhos, Marcelo (2012); Douglas, Bracco, Marcão e David (2014); Will, Soriani, Carlinhos e Marcellus (2018); e Felipe, Jonatas, Will e Socas (2019).

Nas últimas temporadas, o São Paulo DC tem disputado competições internacionais gabaritadas, enfrentando as principais equipes do cenário mundial. Recentemente, a equipe disputou o Opap Limassol 3×3, no Chipre.

“A competição foi muito forte, pois reuniu grandes equipes do Basquete 3×3 mundial, inclusive a melhor equipe do Canadá; duas da Sérvia, que são top 10 mundial; mais a equipe norte-americana, que vem se destacando bastante nas últimas competições; além das equipes do leste europeu, que contam com enorme tradição na modalidade. Creio que a nossa derrota aconteceu muito cedo e ficou fora das expectativas, mas está dentro de um nível normal de aceitabilidade, já que nível do torneio foi muito alto e qualquer equipe poderia chegar, prova disso é que o time que nos venceu, o representante esloveno, ficou com a terceira colocação”, analisou Bracco.

“Com a nossa saída prematura desta competição, teríamos dois dias sem jogos, mas aproveitamos esse tempo para fazer grandes amistosos contra equipes da Sérvia. Isso também foi muito válido, pois além de jogar, treinar em alto nível também é extremamente importante; sem falar no aspecto turístico, uma vez que conhecemos locais lindíssimos”, complementou o manager do São Paulo DC.

O São Paulo DC3x3, que é filiado à Federação Paulista de Basketball (FPB), é apoiado pelo projeto Drible Certo no Mundo, aprovado junto a Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo. Projeto patrocinado pela Havan, Decathlon Brasil, Tenda Atacado e Sorvetes Jundiá. Apoios: Toca do Açaí, Naturiza, NAR – Núcleo de Alto Rendimento, Uniformes Overtime, Meias Elite e Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF. Realização: B16 Incentivo, Instituto Futuros Craques e Instituto Athlon.