Na noite desta sexta, o Presidente Venceslau estabelecia o recorde da temporada ao anotar 15 bolas de três na derrota para a Uninassau. Bem, a marca durou apenas 24 horas. Neste sábado (24 de março), no ginásio Ubaldo Lago (Baetinha), em São Bernardo do Campo (SP), o Santo André converteu incríveis 20 bolas do perímetro e derrotou o São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip por 79 a 70. E como a noite era histórica, a cestinha da partida também registrou o recorde de sua carreira: a ala/armadora Erika fez 27 pontos, sendo sete bolas de três – marca que iguala o recorde da história da LBF CAIXA, registrado por Karla em 2012 e por Macarena D’Urso na noite anterior.

“No começo do jogo, fizemos o jogo delas e não o nosso. Mesmo sendo um time novo, São Bernardo joga com muito volume, o que causou a diferença logo no início do jogo. Voltamos para o segundo quarto mais focadas e fazendo o que o jogo pedia, além da felicidade da sequência de bolas de três e assim fomos tirando a diferença”, disse Erika, que também comentou sobre a melhor performance na LBF CAIXA. “Fico feliz em ter contribuído com a vitória, mas me mantenho focada pois ainda temos muitos desafios”, finalizou.

Com 07 vitórias em 11 jogos, o time de Bruno Guidorizzi mantém-se na terceira posição, à frente da Uninassau, que joga neste domingo. A derrota foi a sexta seguida da equipe são-bernardense, que figura na 8ª e última posição de classificação aos playoffs.

Os primeiros cinco minutos da partida foram iguais, e a partir daí São Bernardo/Brazolin/Unip desgarrou, fechando o primeiro quarto com 15 de diferença, impulsionado por 10 pontos de Thayná. No segundo período, a vantagem chegou aos 18 pontos, assim como na partida entre as duas equipes na abertura da temporada. Então, Erika e o Santo André/Apaba entraram no jogo. A ala/armadora converteu quatro bolas de três e ajudou a manter a equipe perto no placar no intervalo (43×37).

Experiente, o Santo André/Apaba usou a mesma tática do primeiro confronto para assumir o controle do jogo na segunda etapa. Com mais cinco bolas de fora, sendo duas de Erika, a equipe fez 20 a 12 no terceiro período e passou à frente no placar (55×57). Na quarto final, seguiu abusando das bolas de longe, mas o São Bernardo/Brazolin/Unip seguia lutando, chegando a voltar a empatar a partida a 67 pontos a três minutos do fim.

Thayná voltou a ter grandes números (24 pontos e 13 rebotes, 7º double-double da temporada) Lays (18 pontos, 08 assistências) e Geovana (13 pontos) também foram bem, mas a noite era mesmo do Santo André. Com mais quatro bolas de três, as andreenses fecharam a partida com 09 pontos a frente e com a 6ª de Jaqueline na partida, que converteu-se em novo recorde pessoal da carreira na LBF CAIXA. A ala terminou o jogo com 19 pontos.

“A gente veio com a proposta de um time mais alto, que acabou não dando certo. A partir do segundo quarto, a gente colocou um time mais baixo, conseguiu igualar a defesa e trabalhar melhor a bola no ataque, conseguindo fazer os arremessos mais livres. Das 20 bolas (de três) convertidas, nenhuma foi chutada forçada. Elas foram trabalhadas para o arremesso, e esse foi o fator decisivo (para a vitória)”, analisou Bruno Guidorizzi, técnico do Santo André/Apaba.

As duas equipes jogam novamente na próxima sexta-feira, quando o time são-bernardense recebe o Funvic/Ituano e o andreense enfrenta o líder Vera Cruz Campinas, com ambas as partidas marcadas para 19h00 (de Brasília).

Jaqueline converteu seis bolas de três, seu novo recorde pessoal na LBF / Foto: Ricardo Cassin/São Bernardo-Brazolin-Unip
Jaqueline converteu seis bolas de três, seu novo recorde pessoal na LBF / Foto: Ricardo Cassin/São Bernardo-Brazolin-Unip