O Sampaio Basquete saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2019. O time comandado por Cristian Santander derrotou o Ituano Basquete por 61 a 55, na noite de segunda-feira (1º de julho), mesmo atuando no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP).

A Bolívia Querida contou sobretudo com 16 pontos e 7 rebotes da MVP da partida, Raphaella Monteiro, que conquistou seu nono troféu na temporada, e com outros 11 de Vitória Marcelino. No rubro-negro, Gabriela de Paula marcou 14 pontos e 10 rebotes e Monica Nascimento registrou outro double-double de 11 pontos e 14 rebotes.

O jogo 02 será na quinta-feira (04 de junho, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA). Será a primeira chance do Sampaio fechar a série. Vitória do Ituano forçará o jogo três no dia 05 de julho (sexta-feira), também às 19h30 e no mesmo local.

O time da casa começou melhor e comandou o placar do primeiro período durante os primeiros minutos, com o Sampaio virando apenas no minuto final. Com bom desempenho na linha dos três pontos (50% no 2º quarto), as visitantes então tomaram o ritmo do jogo e se mantiveram à frente no segundo quarto, levando cinco pontos de vantagem para o intervalo.

O Ituano melhorou sua postura no terceiro período, quando foi mais eficiente que o rival e seguiu incomodando, mas sem conseguir tirar a diferença do placar na melhor parcial da partida, que terminou empatada em 19 pontos.

As equipes tentaram manter o ritmo intenso do terceiro período, mas passaram os primeiros três minutos do último quarto sem pontuar – nervosismo ofensivo que manteve a última parcial baixa. Quando as donas da casa reagiam e ameaçavam a virada, as maranhenses tratavam de apagar o incêndio e esfriar o ímpeto ituano e do bom público presente ao jogo. No final, a vantagem tricolor ficou em seis pontos.

“Acho que a gente se concentrou no que o Cristian pediu no vestiário, que era melhorar a defesa e puxar contra-ataques. A gente focou nisso, conseguiu impor nosso ritmo e (conquistar) a vitória”, comentou Monteiro, que prevê jogo duro em São Luís.

“Com certeza vai ser mais uma batalha. Elas não vão para perder, sabemos disso. Mas o apoio da nossa torcida é fundamental para gente conseguir a vitória e seguir para a semifinal, que é o nosso objetivo”, completou a MVP do jogo.

“Vitória importante fora de casa, pois lutamos pelo resultado, dava para ser melhor, mas foi bom iniciar a série com o resultado positivo. Vamos continuar firmes, correndo atrás do mais importante que é vencer a segunda e garantir a classificação”, analisou a pivô Letícia Rodrigues, do representante maranhense.

Para Gabriela de Paula, a cestinha do galo na noite, faltou confiança para o time paulista sair com a vantagem. “Entramos focadas, mas cometemos erros bobos e erramos bolas que não costumamos errar. Sabíamos que era um jogo difícil e não podíamos cometê-los. Foi um jogo bom, acho que lá também vai ser e não tem nada perdido. Agora é ir pra lá, tentar ganhar e forçar o terceiro. A gente tem que entrar acreditando mais que pode. A gente jogou de igual para igual com o segundo colocado e tem plenas condições de ganhar; é acreditar, eu acho que dá”, declarou a ala/pivô do Ituano Basquete.

Nesta terça-feira (02 de julho), Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip (8º) e Vera Cruz Campinas (1º) abrem sua série das quartas de final no ABC paulista, a partir das 20h (de Brasília), com entrada gratuita e transmissão pela LBF LIVE.

Foto: Juca Ferreira/Divulgação
Foto: Juca Ferreira/Divulgação