Sobrou emoção nas finais da jr. nba League 2019, disputadas neste sábado (15 de junho), na Graded School, em São Paulo (SP). Recanto Verde Sol/Miami Heat e Saint Paul’s/San Antonio Spurs são os campeões da terceira temporada do campeonato escolar promovido pela NBA no Brasil.

O Recanto Verde Sol venceu Albert Sabin/Toronto Raptors por 16 a 15 (11 no tempo normal), na prorrogação, após um lance livre convertido nos últimos segundos, para conquistar o bicampeonato no feminino (2019/2018). Já o Saint Paul’s se impôs diante do bicampeão Colégio Bandeirantes (2018/2017), suportando a pressão dos adversários no final, para vencer por 27 a 21 e comemorar o título inédito no masculino.

A cerimônia de premiação dos campeões e destaques será neste domingo (16 de junho), a partir das 11h, na ‘NBA House 2019’. A edição 2019 contou com 48 equipes (30 masculinas e 18 femininas), de colégios particulares, escolas públicas e projetos sociais, e cerca de 700 meninos e meninas de 12 a 14 anos.

Rodrigo Prado (Técnico – Saint Paul’s / San Antonio Spurs). “Esse título vem para coroar um trabalho que fazemos há 15 anos na escola. Os meninos foram campeões, as meninas chegaram à semifinal, e isso só foi possível pelo apoio que temos dos pais, pelo suporte que a escola dá. Nosso time é baixo, tem uma limitação, física, mas os meninos compensaram isso com vontade, com união, com foco, treinando inclusive na semana de provas, se entregando ao máximo. É a soma disso tudo. É uma conquista gigante, vencendo um colégio que faz um trabalho de excelência, comandado pelo Paulo… Foi fantástico. É uma alegria enorme, muita emoção. É difícil falar!”

Rodrigo Mussini (Técnico – Recanto Verde Sol / Miami Heat). “Foi demais essa conquista! As meninas ralaram muito, se dedicaram muito em busca dessa final. Fizemos um planejamento baseado em muito estudo, muita pesquisa, ainda mais que nosso time é quase todo formado por jogadores sub-12, sub-13, ou seja, mais novas. Foi um trabalho árduo em busca desse bicampeonato e todos estão de parabéns, foi uma vitória do grupo e, mais do que isso, feliz pela transformação que o esporte proporciona, pelos valores e pela experiência, pela oportunidade que estão tendo por meio do basquete”.

Após o encerramento, a organização anunciou as premiações da competição:

MVP (masculino) – Stefano Ramos Florenzano (San Antonio Spurs)
MVP (feminino) – Cynthia Pereira dos Santos (Miami Heat)
Cestinha (masculino) – Felipe Marchiori (Milwaukee Bucks)
Cestinha (feminino) – Gabrielli Dionísio (Miami Heat)
Assistências (masculino) – Eduardo de Menezes Rosa (Utah Jazz)
Assistências (feminino) – Cynthia Pereira dos Santos (Miami Heat)
Rebotes (masculino) – Enzo Zanchettin (Portland Trail Blazers)
Rebotes (feminino) – Gabrielli Dionísio (Miami Heat)
Torcidômetro (masculino) – Milwaukee Bucks
Torcidômetro (feminino) – Miami Heat

Foto: Marcello Zambrana/Inovafoto
Foto: Marcello Zambrana/Inovafoto