A final da sétima edição da LDB será entre Paulistano/Corpore e São José Basketball. Depois de venceram as semifinais neste sábado (24 de fevereiro), as equipes paulistas decidirão o título do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) neste domingo (25 de fevereiro), às 18 horas, com transmissão ao vivo via Facebook.

Com a finalíssima entre Paulistano e São José, a LDB terá um vencedor inédito. Nas seis edições anteriores, os campeões foram Flamengo (2011 e 2013), Solar Cearense (2014), EC Pinheiros (2015) e Sesi Franca (2016).

Derrotados nas semifinais neste sábado, Pinheiros e Franca se enfrentarão na disputa pelo bronze, às 15h45, também com transmissão ao vivo via Facebook. Toda a fase final da LDB, inclusive as partidas deste domingo, acontecem no Ginásio Antonio Prado Junior, no Club Athletico Paulistano, em São Paulo.

Com grande atuação coletiva, São José desbanca Franca
Na primeira semifinal, realizada neste sábado, no ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), o São José Basketball conquistou uma grande vitória sobre o Sesi Franca Basquete, por 74 a 68, e se classificou para a final da LDB.

Para vencer o forte time francano, o time joseense contou com uma grande atuação coletiva. Com 15 pontos cada, Lucas e Pedro Paulo foram os cestinhas da equipe e ainda contribuíram com seis assistências e dez rebotes, respectivamente. Já Rodrigo foi autor de 14, enquanto que o pivô Gregorio somou 13 pontos e sete rebotes.

“Nosso time jogou com muita vontade, com muita raça e queríamos muito essa vitória. Fizemos tudo o que o nosso técnico pediu e jogamos dentro do plano de jogo o tempo todo. Está todo mundo de parabéns, mas queremos mais. Vamos com tudo agora na final”, disse Lucas, dono de grandes jogadas individuais.

Paulistano deslancha no segundo quarto e domina Pinheiros
No segundo duelo da noite deste sábado, o Paulistano levou a melhor no ‘Clássico do Caviar’ contra seu rival EC Pinheiros, pelo placar de 78 a 63, e avançou à grande decisão do maior campeonato de base do basquete brasileiro pela primeira vez.

O Paulistano fez uma partida impecável coletivamente, mas um atleta em especial chamou a atenção e teve atuação histórica: Victão. O ala/pivô de 20 anos estava para lá de inspirado e deixou a quadra com um expressivo duplo-duplo de 26 pontos (seu recorde pessoal na LDB), com direito a 5/9 nas bolas de três pontos, e 14 rebotes.

“Hoje fui eu o destaque, mas poderia ter sido qualquer outro, assim como foram em jogos anteriores. Isso mostra a força do nosso grupo. Fizemos um grande jogo hoje, mas nosso foco está no título e não vamos nos empolgar com a vitória de hoje. Agora nosso foco está todo no bom time de São José”, disse Victão.

Além de Victão, outros nomes importantíssimos na vitória alvirrubra foram o pivô Dikembe, responsável por 13 pontos e seis rebotes, o ala Alex Dória, com 13 pontos e oito rebotes, e o ala Anderson, que além de dez importantes pontos no ataque, foi responsável por uma defesa implacável em cima de Felipe Ruivo, grande criador de jogadas do Pinheiros.

Com 26 pontos, Victão foi o cara da vitória do Paulistano em uma das semifinais / Foto: Marcelo Zambrana/LNB
Com 26 pontos, Victão foi o cara da vitória do Paulistano em uma das semifinais / Foto: Marcelo Zambrana/LNB