O ala/pivô vem sendo um dos grandes destaques da surpreendente campanha do Caxias

Foto: Emanuel Wolff/Caxias Basquete
Foto: Emanuel Wolff/Caxias Basquete

Dedicação. Ascensão. Notoriedade. Essas palavras talvez sejam capazes de definir o momento de Alexandre Paranhos na 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017. Aos 25 anos, o ala/pivô de 2m04 de altura vem sendo um dos grandes destaques da surpreendente campanha do Banrisul/Caxias do Sul Basquete neste início de temporada e deu provas de que seu desenvolvimento é constante e gradativo na carreira.

Vindo de uma excelente temporada com a camisa da Liga Sorocabana/Uniso, no qual foi reboteiro da equipe (7,7 por jogo) e sétimo de todo o campeonato, o jogador permaneceu em franca evolução. Nos sete primeiros jogos, o desempenho é excelente: 11,3 pontos, 7,3 rebotes e 13,6 de eficiência em pouco mais de 25 minutos. Em grande fase, o ala/pivô comemorou a grande fase em seu novo clube e projetou até uma ida para a Seleção Brasileira.

“Em Sorocaba foi uma ótima temporada individualmente, mas como time não fomos longe como eu queria. Aqui em Caxias acredito que podemos ir muito longe. Me sinto muito à vontade aqui, tenho o apoio e cobrança saudável de toda comissão técnica e jogadores, isso sem dúvida está me fazendo crescer a cada dia mais, e tenho muito mais a evoluir. O Caxias abriu as portas para mim e quero fazer valer essa confiança no meu trabalho. Meu objetivo é a Seleção Brasileira, mas para isso sei que tenho que crescer ainda mais”, completou Paranhos.

Nascido em São Paulo (SP), Paranhos iniciou sua caminhada como atleta profissional no Flamengo, onde ficou duas temporadas e foi campeão LDB 2011. Em seguida, se aventurou pelo Basquete Cearense e por lá também ficou por dois anos, com direito a mais um título da LDB, no ano de 2014. Neste período, chegou a disputar uma Summer League da NBA pela equipe do Dallas Mavericks.

Nas equipes em que havia atuado, no entanto, o jogador não teve muitos minutos e acabou não se destacando. Foi aí que surgiu a primeira chance de mostrar seus serviços efetivamente, na Liga Sorocabana, na temporada passada. Com média de 23 minutos por jogo, Paranhos encerrou a competição com a sétima maior média de rebotes do campeonato (7,7 por jogo), além de 8,3 pontos por partida. De quebra, foi o terceiro atleta que mais registrou duplos-duplos da temporada, com sete.

Mais do que boas médias, Alexandre Paranhos tem se sobressaído com atuações decisivas para o Caxias, que ocupa a sétima colocação, com quatro vitórias em sete jogos. No triunfo contra a LSB, o ala/pivô foi dominante e estabeleceu seu recorde pessoal de pontos no NBB CAIXA ao registrar 24 (10/12 nas bolas de 2), além de nove rebotes, três assistências e três tocos (30 de eficiência).

Em seguida, o time do Rio Grande do Sul quebrou a invencibilidade do então líder Mogi das Cruzes/Helbor com participação crucial de Paranhos nos segundos finais. No último ataque do jogo, quando os gaúchos venciam por 66 a 65, o adversário teve a chance de virar a partida, mas o camisa 24 caxiense deu um toco salvador em cima de Tyrone praticamente no estouro do cronômetro e deu números finais ao eletrizante confronto.

“Tive a felicidade de ser importante para o time nesses jogos, mas sei que posso ser ainda mais. Minha motivação para ser decisivo vem dos treinamentos, estou sendo acompanhado de perto pelo trabalho da comissão técnica, como todos os jogadores, e estou tendo tranquilidade durante os jogos para ser decisivo nesse ótimo desempenho da nossa equipe”, disse Paranhos.

Embalados por duas grandes atuações, Alexandre Paranhos e o Caxias terão mais um teste de fogo pela frente no NBB CAIXA: o líder e único invicto da competição, EC Pinheiros. O duelo será neste sábado (09 de dezembro), novamente no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS), às 19 horas, com transmissão ao vivo pelos canais SporTV. Para o ala/pivô,

“Estamos bem, mas podemos ser melhores. Ainda estamos em 60% ou 70% do que nós podemos crescer. Estamos trabalhando muito para buscar o máximo da nossa performance. Esse jogo contra o Pinheiros será outro jogo muito duro. Vamos com muita humildade para esse jogo, mas sabemos do nosso potencial. Podemos continuar nessa crescente e assim ampliar nossa sequência positiva no campeonato”, finalizou Alexandre Paranhos.