O clássico paulista contará com transmissão ao vivo pelo Facebook

A equipe do técnico Cesar Guidetti está com 100% de aproveitamento no NBB / Foto: Divulgação
A equipe do técnico Cesar Guidetti está com 100% de aproveitamento no NBB / Foto: Divulgação

Única equipe ainda invicta na 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018, o EC Pinheiros quer seguir fazendo história nesta edição. Nesta quinta-feira (14 de dezembro), às 20h00 (de Brasília), a equipe da capital enfrentará o atual campeão do NBB e seu rival estadual, Sendi/Bauru Basket, no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, na cidade de São Paulo (SP), em confronto com transmissão ao vivo via Facebook.

Rivais em uma série histórica na última temporada, as equipes se reencontrarão pela primeira vez na competição nacional desde então. Após abrir 2 a 0 na série semifinal, o Pinheiros viu o Bauru reagir de forma incrível, virar o confronto para 3 a 2, e na sequência se sagrar campeão da competição diante de seu arquirrival, o Paulistano/Corpore, em uma série bem parecida.

Apesar de se reencontrarem pela primeira vez no NBB desde então, os dois times já se enfrentaram quatro vezes no Campeonato Paulista deste ano. Na fase de classificação, melhor para o Pinheiros tanto no interior (67 a 58), quanto na capital paulista (78 a 70). Já nos playoffs, novamente vitória bauruense, desta vez nas quartas de final, por 2 a 0, com resultado de 76 a 71, no Ginásio Panela de Pressão, e de 62 a 53, no Henrique Villaboim, local do duelo desta quinta.

Neste NBB, o Pinheiros lidera de forma isolada até o momento, com sete resultados positivos e nenhum negativo. Na última segunda (11), a equipe comandada por César Guidetti foi até Santa Catarina e superou o Joinville/AABJ, em um duelo emocionante. Após um início ruim, o time paulista foi entrando aos poucos no jogo, e com um segundo tempo dominante, virou o placar, para vencer por 90 a 82.

Os grandes destaques pinheirenses em mais uma vitória foram: Arthur Bernardi, com um aproveitamento ofensivo incrível de 24 pontos anotados em 29 tentados (82,8%); Holloway, que apesar dos nove lances livres errados, fez 18 pontos e distribuiu sete assistências; e Chris Ware, fundamental no momento decisivo do jogo, deixando a quadra com 12 tentos.

Mesmo que conheça a primeira derrota na competição nesta quinta, o Pinheiros não perderá a primeira colocação, a não ser que sofra um resultado histórico. Hoje, a equipe da capital paulista tem 66 pontos de saldo superior ao segundo colocado Mogi das Cruzes/Helbor, que tem o mesmo número de vitórias dos pinheirenses (7) e uma derrota.

O Bauru, por outro lado, ainda busca se estabilizar de vez no NBB e se manter na cola do G-4. Neste momento o atual campeão da competição é o quinto colocado, com quatro vitórias e duas derrotas, abaixo do Flamengo, quarto, com três resultados positivos e um negativo.

“Estar entre os primeiros é importante, não apenas pela colocação que vai nos ajudar a ter mando de quadra em playoffs, mas também por estarmos mantendo um nível alto de jogo. Contra o Pinheiros, teremos que ter uma defesa forte e aproveitar bem os espaços que conseguirmos no ataque”, disse Rafael Hettsheimeir, pivô do Bauru.

Na terça-feira (12 de dezembro), os bauruenses bateram a LSB/Uniso por 89 a 81, fora de casa, em um duelo bem disputado. Destaque especial para a grande atuação de Alex Garcia, dono de 27 pontos, seis rebotes e cinco assistências. Além do capitão, outras peças contribuíram muito vindas do banco de reservas. Como Duda Machado (17 pontos e quatro assistências), Jaú (17 pontos e oito rebotes) e o lituano Osvaldas Matulionis (11 pontos).