Mais de 1.100 jogadores de mais de 30 países africanos participaram do programa de desenvolvimento

Foto: FIBA
Foto: FIBA

A Liga Profissional Norte-americana (NBA), a Federação Internacional de Basketball (FIBA) e a Federação Senegalesa de Basketball anunciaram, nesta terça-feira (09 de julho), o ‘Basketball Without Borders (BWB) Africa 2019’, que será realizado de 28 de julho a 31 de julho, no Senegal. A 17ª edição do Basquete Sem Fronteiras na África será realizada na NBA Academy Africa, em Saly, e na Dakar Arena, em Dakar.

O BWB Africa 2019 reunirá os principais jogadores, masculinos e femininos, de até 17 anos de todo o continente africano para aprender diretamente com jogadores e ex-jogadores da NBA e da FIBA; treinadores e lendas, além de competir contra os melhores jovens jogadores africanos. O ‘Basketball Without Borders (BWB) Africa 2019’ também incluirá os esforços de divulgação da NBA Cares e Jr., que acontece através de uma parceria da liga profissional norte-americana com organizações da comunidade local.

“Trazer a 17ª edição do campo de Basquetebol Sem Fronteiras para o Senegal expressa oo nosso compromisso de expandir nossa presença em todo o continente”, comentou Amadou Gallo Fall, diretor da NBA Africa e presidente da Liga Africana de Basketball. “Com a sequência do desenvolvimento do basquetebol de base no centro da nossa estratégia para o crescimento do basquete africano, o BWB continua sendo a nossa principal iniciativa de desenvolvimento comunitário, onde os jovens mais talentosos da África têm a oportunidade de se desenvolver e aprender habilidades importantes que levarão consigo pelo resto de suas vidas”, complementou Fall.

“A FIBA e a NBA se uniram por vários anos para organizar atividades para impulsionar o desenvolvimento do basquete juvenil na África. Essas iniciativas são muito importantes para o continente”, relatou o diretor executivo da FIBA Africa, Alphonse Bilé. “Espero que alguns dos participantes neste campo da BWB joguem um dia na nova Liga de Basquetebol Africana criada em conjunto e beneficiem desta fantástica oportunidade de mostrar os seus talentos nesta competição continental”, acrescentou.

“Estamos muito animados em receber o acampamento de Basquetebol Sem Fronteiras da África deste ano e dar as boas-vindas à FIBA e à NBA de volta ao Senegal”, disse o presidente da Federação de Basquete do Senegal, Babacar Ndiaye. “Estamos ansiosos para a grande semana do basquete e para mostrar nossa cidade e o a Dakar Arena”, comentou o dirigente senegalês.

A BWB África foi anteriormente realizada na África do Sul (2003-2009; 2011-2015; 2017-2018), Senegal (2010) e Angola (2016). Mais de 1.100 jogadores de mais de 30 países africanos participaram do programa de desenvolvimento de basquete e comunidade da NBA e da FIBA, com 10 ex-campistas da BWB da África recrutados na NBA: Pascal Siakam (Toronto Raptors; Camarões; BWB Africa 2012); o duas vezes All-Star Joel Embiid (Philadelphia 76ers; Camarões; BWB África 2011); Luc Mbah a Moute (ex-LA Clippers; Camarões, BWB África 2003); e Gorgui Dieng (Minnesota Timberwolves; Senegal; BWB África 2009).