Assim como no Jogo 01, o Mogi das Cruzes/Helbor teve uma grande atuação defensiva e deixou o ginásio Municipal Professor Hugo Ramos (Hugão), em Mogi das Cruzes (SP), com 2 a 0 na série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018. Na noite desta quarta-feira (18 de abril), os comandados do técnico Jorge Guerra (Guerrinha) fizeram grande segundo tempo, abriram vantagem e conquistaram a vitória sobre o Banrisul/Caxias do Sul, por 69 a 57, ficando a um triunfo da classificação.

Foi no terceiro quarto que o Mogi encontrou seu melhor basquete. Com uma defesa muito sólida e um ataque colaborativo, explorando os espaços, os mogianos destoaram na parcial e venceram por 21 a 13, indo para os dez minutos finais com 12 pontos de frente (52 a 40). Apesar da intensidade do Caxias, buscando se recuperar no jogo, o Mogi soube bem administrar o placar na parcial final e conduzir a partida até o fim sem sofrer muitas ameaças.

Tímido ao longo do primeiro tempo, Shamell chamou a responsabilidade no momento decisivo da partida e liderou o Mogi à vitória. Ao todo, foram 21 pontos (15 no 2º tempo), além de quatro rebotes e três assistências para o norte-americano. Outros destaques mogianos foram Tyrone Curnell (14 pontos e 13 rebotes) e Larry Taylor (13 pontos, oito rebotes e quatro assistências).

“Grande jogo. Eu me senti bem e, como eu falo para os meus filhos, quando eles chegam as bolas começam a cair (risos). Nosso aproveitamento ofensivo foi bem baixo no primeiro tempo, mas foi um grande jogo. Não acabou nada. Ainda temos mais três jogos, mas precisamos de uma vitória para fechar a série”, declarou Shamell, cestinha do jogo, com 21 pontos.

Apesar da derrota, mais uma vez o Caxias lutou bravamente e contou com boas atuações individuais. Como a de Cauê Borges, atleta mais eficiente em quadra, com 23 de valorização, e dono de 17 pontos, nove rebotes, quatro assistências e quatro roubos de bola; e de Alex Oliveira, responsável por 12 tentos, duas sobras e duas assistências.

As equipes agora voltam à quadra para o Jogo 03, na sexta-feira (20 de abril), às 21h00 (de Brasília), novamente no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), com transmissão ao vivo pelo Twitter do NBB. Em caso de vitória mogiana, classificação. Já em um triunfo caxiense, Jogo 04 confirmado, no Rio Grande do Sul.

Dois jogos nesta quinta
A quinta-feira (19 de abril) será movimentada pelos playoffs do NBB CAIXA. Às 19h30 (de Brasília), CR Flamengo e Minas Tênis Clube fazem o Jogo 03 da série, na Arena Carioca 01, no Rio de Janeiro (RJ), com transmissão ao vivo pelo SporTV 2. Já a partir das 21h00 (de Brasília), é a vez de Sesi/Franca Basquete e Sendi/Bauru Basket iniciarem o Jogo 02 do confronto, no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP), com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

Atleta mais eficiente em quadra, Cauê Borges não evitou segunda derrota caxiense / Foto: Antonio Penedo/Mogi-Helbor
Atleta mais eficiente em quadra, Cauê Borges não evitou segunda derrota caxiense / Foto: Antonio Penedo/Mogi-Helbor