O Mogi das Cruzes Basquete alcançou a segunda vitória no Campeonato Paulista Masculino – 2019 ao superar o São Paulo FC, por 83 a 76 (42 a 39 no primeiro tempo), na noite de sábado (03 de agosto), atuando no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), na sequência do turno da fase inicial. Com este resultado, a equipe mogiana soma quatro pontos, decorrentes de dois resultados positivos, enquanto o Tricolor contabiliza três pontos, com duas vitórias e uma derrota.

O jogo começou equilibrado, mas logo o representante da capital passou a comandar o marcador, com um bom aproveitamento nos arremessos de média e longa distância e aproveitando também, justamente, do aproveitamento ofensivo baixo do time da casa, para fechar os primeiros dez minutos da frente (20 a 28). No segundo quarto, o técnico Jorge Guerra (Guerrinha) acertou a marcação da sua equipe que passou a ser intensa, fez um rodízio grande entre os jogadores para manter essa ‘pegada’ defensiva e conseguiu brecar o ataque são-paulino; desta forma, dominou por completo as ações e virou o jogo (22 a 11).

Na volta do intervalo, o duelo seguiu o mesmo panorama, ou seja, o Mogi das Cruzes Basquete, calcado no bom rendimento do trio Alexey Borges, Luís Gruber e André Góes, foi soberano no período, fazendo a mesma coisa que ocorreu no quarto interior, aproveitando a dificuldade do São Paulo FC na armação das jogadas, mesmo com o técnico Claudio Mortari tentando de tudo para modificar o panorama da partida (28 a 14). No período final, o Tricolor encontrou o seu melhor quinteto, com Georginho de Paula atuando como escolta, passou a dominar o marcador, baixou a diferença e chegou a assustar, mas os jogadores experientes do time da casa apareceram bem e conseguiram manter a equipe no comando do placar para vencer a segunda no estadual (13 a 23).

Os principais nomes da partida foram Alexey Borges (22 pontos, 09 assistências e 04 bolas recuperadas) e Luís Gruber (19 pontos e 10 rebotes – double-double), pelo time da casa; Georginho de Paula (20 pontos e 04 assistências) e o norte-americano Shamell Stallworth (19 pontos e 04 rebotes), em favor do visitante.

“Sem dúvida, a gente começou de uma maneira diferente do que começou contra o Sorocaba. A gente conseguiu se recuperar, o que é um ponto positivo muito bom para a equipe, se manteve no jogo mesmo abrindo 10 pontos no começo e conseguiu administrar uma boa vantagem no final. Caímos um pouco no último quarto, mas a equipe está de parabéns. Todo mundo se esforçou ao máximo e saímos com uma bela vitória em casa”, completa o ala/pivô Luís Gruber.

O São José Basketball abriu a sua participação no estadual com uma vitória sobre o SC Corinthians Paulista, por 91 a 79 (38 a 29 no primeiro tempo), também no sábado (03 de agosto), em duelo realizado no ginásio Lineu de Moura, na cidade de São José dos Campos (SP). Os destaques foram Diego Rafael (20 pontos, 08 rebotes e 05 assistências) e Rafael Silva (19 pontos e 07 rebotes), pela equipe do Vale do Paraíba; o norte-americano Tracy Robinson (21 pontos e 06 rebotes) e o peruano Kyle Fuller (15 pontos e 04 rebotes), em favor da agremiação da capital paulista.

Jogando em casa, a equipe joseense, usando bem o fator casa, esteve no comando do marcador nos três quartos iniciais, aproveitando para abrir vantagem – 19 a 14 (primeiro), 19 a 15 (segundo) e 22 a 18 (terceiro). Apernas no quarto final, o Timão conseguiu uma ligeira vantagem, mas sem modificar o panorama anterior (31 a 32).

O Campeonato Paulista Masculino – 2019 segue neste domingo (04 de agosto), com mais dois jogos: Bauru Basket x Unifae/São João da Boa Vista, às 18h (de Brasília), em Bauru (SP), e LSB/Flex x Sesi Franca Basquete, às 19h (de Brasília), em Sorocaba (SP). Estes dois duelos terão transmissão ao vivo pela TVFPB, através do Canal da GCS Sports no YouTube.

Foto: Arthur Marega Filho/São José Basketball
Foto: Arthur Marega Filho/São José Basketball