Novo comandante e Fábio Deschamps (vice) estarão à frente da entidade no quadriênio 2025-2029

Imagem: Divulgação
Foto: Divulgação/CBB

O empresário e ex-jogador de basquete, Marcelo Sousa, de 58 anos, foi empossado como novo presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), nesta sexta-feira (07 de março), no Rio de Janeiro (RJ), visando o quadriênio 2025-2029. O até então diretor-executivo da entidade, que é natural de Belém (PA), chega ao cargo ao lado do vice-presidente Fábio Deschamps, que presidiu a Federação Catarinense de Basketball (FCB) no último ciclo.

O novo comandante assume a pasta em lugar do também empresário e ex-jogador, Guy Peixoto Jr, que conseguiu recolocar a entidade em seu lugar de direito, reconquistando o respeito e o prestígio nacional e internacional, além de avanços em todos os setores, seja dentro ou fora da quadra. “É uma honra tomar posse como presidente da CBB, de uma instituição histórica e que tanto fez e faz pelo basquete brasileiro. Uma satisfação ainda maior continuar o trabalho de um irmão que a vida me deu, o Guy Peixoto Jr, que fez um trabalho formidável à frente da entidade”, explicou.

Foto: Divulgação/CBB

“É um desafio e tanto, mas tenho certeza que, com parcerias e muita criatividade, vamos seguir o caminho de crescimento e reestruturação ao lado do meu vice-presidente, Fábio Deschamps”, complementou Sousa, que também integra o Board da FIBA Américas, além de ser vice-presidente da Confederação Sul-americana de Basketball (ConsuBasquet).

Guy Peixoto Jr destacou os avanços conquistados pelo basquete nacional nos últimos oito anos. “Foi uma honra ser presidente da CBB por dois mandatos seguidos. Uma experiência incrível e um desafio. Fico feliz por termos conseguido avançar em várias áreas, do institucional ao esportivo. E terminar esse ciclo com a classificação olímpica para Paris 2024”, explicou o ex-jogador.

Foto: Divulgação/CBB

“Agora, fico de fora assistindo. Tenho certeza que o Marcelo e o Fábio têm tudo que precisam para trilhar um lindo caminho nessa sequência de gestão”, completou o ex-jogador, que recentemente foi homenageado pela FIBA com a Silver Plate Award, em reconhecimento ao seu trabalho incansável em prol do basquete brasileiro.

A chapa Sousa/Deschamps foi eleita, por aclamação, em setembro de 2024.

(*) Confira entrevista concedida por Marcelo Sousa ao jornalista Frederico Batalha na Live “Do Fundo do Meu Coração”.