A Liga São Paulo de Basketball (LSPB) será aberta neste sábado (12 de maio), a partir das 09h00 (de Brasília), no ginásio do Nacional AC, na zona oeste da cidade de São Paulo (SP), com a realização de quatro jogos, válidos pelo adulto masculino e pelo adulto feminino.

Para marcar a abertura das competições, além dos jogos, o gestor Vlademir Pereira Silva, da LSPB, vai homenagear algumas personalidades que contribuíram com a entidade neste início das atividades. “Estamos felizes em iniciar a Liga São Paulo, ultrapassando com bravura os percalços que encontramos pelo caminho. Agradecemos a todos que, de forma direta ou indireta, nos auxiliaram para que as competições pudessem acontecer”, relatou.

“Quero desejar sucesso a todas as equipes participantes, que elas possam nos brindar com grandes e sadias disputas dentro de quadra. Nesta rodada inicia, além dos jogos, vamos homenagear algumas personalidades que contribuíram conosco neste começo da Liga São Paulo de Basketball”, complementou Vlademir.

A primeira partida será entre o Time do Bar (São Paulo) e a Associação Classics Sports (Araçoiaba da Serra), pelo Adulto Masculino, às 09h00 (de Brasília).

“Estamos em meio a um campeonato e temos a expectativa de uma estreia boa, não tenho muitas informações sobre o adversário, mas pelo que levantei com alguns amigos que o conhecem, o time é bom, por isso, esperamos um duelo forte. Estreia gera um pouco de nervosismo, mas a equipe está preparada, vamos para cima e ver como será; estamos em fase de reconstrução do elenco e acredito que teremos um pouco de problema no que diz respeito ao entrosamento, mas a equipe está bem. Expectativa é boa, campeonato legal, o time está feliz, alegre e bastante animado para fazer um belo jogo para deixar uma impressão positiva”, comentou o atleta Alberto Rocha, do Time do Bar.

A Classic Sports espera fazer um grande campeonato / Foto: Divulgação

 

“É um prazer enorme fazer o jogo de abertura da LSPB, ter a honra de dar o pontapé inicial de um projeto que tem tudo para ser um marco no basquete nacional. A Associação Classic Sports espera fazer um grande campeonato; vamos mesclar jogadores experientes com grandes promessas da região de Sorocaba. Todos nossos adversários são novidades, então teremos que fazer as projeções jogo a jogo”, relatou João Henrique Ribeiro dos Santos, da Associação Classics.

Em seguida, às 10h30 (de Brasília), o Família Ballers (São Paulo) mede forças como Have Fun (São Paulo), também pelo Adulto Masculino.

“Meu time tem características de um jogo mais cadenciado, explorando bem alguns buracos da defesa do adversário, que ainda não conheço por se tratar da primeira rodada”, comentou Jerry Tomaz, um dos fundadores do Família Ballers.

“Meu time está ansioso para a estreia, tendo em vista que o último campeonato que participamos foi no segundo semestre do ano passado. Nosso time, individualmente, tem excelentes jogadores, inclusive estrangeiros, mas coletivamente precisamos achar o ritmo ainda e isso só ocorrerá durante o campeonato. Quanto ao adversário, já conhecemos a maioria deles de outros campeonatos; são equipes que jogam juntas há um bom tempo, entrosadas, porém o Have Fun apresenta ótimas condições físicas e técnicas. Acredito que os jogos serão equilibrados e bem disputados”, relatou o jogador Virgílio Tattini Junior, do Have Fun.

Agora pelo Adulto Feminino, o Wolf Girls (São Paulo) encara a Academia Aquarium Fit (Caieiras), ás 13h30 (de Brasília).

“Wolf Girls é uma das equipes que a Associação Worf de Basketball, uma associação sem fins lucrativos; hoje estamos iniciando a caminhada, projeto que vem sendo estudado e muito bem pensado para manter, principalmente, o basquete feminino, com intuito de futuramente iniciarmos o projeto de base. Somos uma equipe nova, em que buscamos atletas que queiram e amam o basquete, todas as associadas/atletas são amigas, que já jogaram juntas em algum momento. Com relação a equipe adversária, não conheço o representante de Caieiras e acredito que não seja diferente para elas, entretanto, vamos encarar o desafio, entrar em quadra respeitando a equipe adversária, mas buscando o resultado positivo na estreia da liga São Paulo”, explicou Stephanie Freitas, técnica do Wolf Girls.

“Nós estamos ansiosas pelo jogo, não conhecemos o adversário, mas estaremos preparadas e com muita vontade de jogar. Esperamos fazer um bom campeonato e ir pegando ritmo a cada jogo, já que estamos paradas algum tempo, mas já jogamos juntas há bastante tempo, então o entrosamento vai ajudar bastante”, relatou Sandra Costa, técnica e atleta da Academia Aquarium Fit.

E, complementando a jornada, voltando ao Adulto Masculino, o Casa Branca Alligators (Santo André) enfrenta o EEFE Old School (São Paulo), às 15h00 (de Brasília).

“Estamos muito contentes e já agradecidos pelo convite que nos foi feito para participarmos desse campeonato. Vamos estar nesse primeiro compromisso com a expectativa de um bom jogo nosso, mesmo vindo de um período de pouco treino, nós entraremos em quadra com muita garra e determinação. Cremos que será um excelente campeonato, pela quantidade de equipes participantes e qualidade, também pela direção que vem ocorrendo, o êxito tende a vir com muita naturalidade”, analisou o assistente técnico Herculano Neto, do Casa Branca Alligators.

Bruno Valentin, Diego Florez, Paulo Mardegan, do EEFE Old School / Foto: Divulgação
Bruno Valentin, Diego Florez, Paulo Mardegan, do EEFE Old School / Foto: Divulgação

 

“Estamos ansiosos e empolgados para este primeiro jogo, estávamos buscando um campeonato legal para jogar e vamos fazer isso em quadra boa e com boa organização também. Nossa equipe é formada por várias gerações da Escola de Educação Física e Esporte da USP, jogadores que atuaram juntos na época da faculdade. Então, estamos com uma grande expectativa para jogarmos juntos novamente e vamos entrar nesta competição para busca o título, mesmo não conhecendo as demais equipes”, explicou Bruno Valentin, jogador do EEFE Old School.

O ginásio do Nacional AC fica localizado na avenida Marquês de São Vicente, 2477, na Barra Funda, em São Paulo (SP), próximo da Palmeiras/Barra Funda do Metrô.

Tarde
No período da tarde, ocorrem mais duas partidas no ginásio Municipal Parque Prefeito Celso Daniel (Parque Dom Pedro), em Santo André (SP). Na primeira, às 13h00 (de Brasília), a anfitriã APABA/Santo André encara o São Mateus Basketball (São Paulo), em jogo que integra o Sub-17 Masculino.

“Estamos ansiosos pela estreia, os garotos estão treinando a um bom tempo, esperando esse campeonato. A expectativa é que serão jogos muito competitivos. Eu, particularmente, estou muito feliz com essa iniciativa de do basquete em criar competições para dar espaço aos garotos, que ficam excluídos dos campeonatos da Federação”, comentou Choco, técnico da equipe andreense.

“Nossa equipe está com grande expectativa pata esta estreia, pois acreditamos no sucesso da Liga São Paulo de Basketball. Conheço o nosso adversário nesta primeira rodada, pois se trata de uma equipe que disputou o último Campeonato Paulista”, relatou o técnico Douglas Salles, do São Matheus Basketball.

E, complementando a primeira rodada da Liga São Paulo de Basketball (LSPB), pelo Adulto Masculino, o Atomics (São Caetano do Sul) joga contra o PNO Blowers (Santo André), às 15h00 (de Brasília).

O Atomics espera por um duelo equilibrado na estreia / Foto: Divulgação

 

“O time do Atomics é um grupo de amigos que decidiu se divertir praticando o esporte que ama. Treinamos semanalmente e levamos a sério as competições que participamos. Temos orgulho de participar pela primeira vez da Liga São Paulo de Basketball e estamos animados para a estreia. O PNO é um time que temos uma rivalidade sadia, jogamos algumas vezes e foram jogos muito acirrados. Esperamos um jogão, bem equilibrado”, analisou o jogador Carlos Velenti, que é o fundador da equipe de São Caetano do Sul.

“O PNO Blowers é uma equipe que está há algum tempo na prática do basquete, mas temos a mesma a perspectiva e alegria de como fosse nosso primeiro campeonato (os Jogos Escolares de Santo André, em 1986), conhecemos o adversário e sabemos da qualidade do mesmo, portanto acreditamos que será um grande jogo. De antemão queremos agradecer a Liga São Paulo de Basketball pela oportunidade e o respeito ao nosso time”, comentou Enéas Enézimo, do PNO Blowers.

O ginásio Municipal Parque Celso Daniel fica avenida Dom Pedro II, 940, no Bairro Jardim, em Santo André (SP).

Arbitragem
Para esta rodada inicial da Liga São Paulo de Basketball (LSPB), o departamento de arbitragem definiu para os jogos no Nacional AC, em São Paulo (SP), os seguintes oficiais de quadra: Jorge Luís, Francisco Ferreira, Carlos Renato dos Santos e Homero Barros. Já os oficiais de mesa, Mario Machado e Nelson Santos.

Renatinho é sempre garantia de um excelente trabalho / Foto: Divulgação
Renatinho é sempre garantia de um excelente trabalho / Foto: Divulgação

 

Já para os jogos no ginásio Municipal Parque Celso Daniel, em Santo André (SP), os oficiais de quadra são estes: Nadson Dias e Cadu. Já na mesa, Thais e Juliana Silveira.

1ª rodada – 12 de maio (sábado) – ginásio do Nacional AC
09h00: Time do Bar x Associação Classics (Adulto Masculino)
10h30: Família Ballers x Have Fun (Adulto Masculino)
13h30: Wolf Girls x Academia Aquarium Fit (Adulto Feminino)
15h00: Casa Branca Alligators x EEFE Old School (Adulto Masculino)

1ª rodada – 12 de maio (sábado) – Municipal Parque Celso Daniel
APABA/Santo André x São Mateus Basketball (Sub-17 Masculino)
Atomics x PNO Basketball (Adulto Masculino)

Vlademir Pereira Silva desejou sucesso aos participantes / Foto: Divulgação
Vlademir Pereira Silva desejou sucesso aos participantes / Foto: Divulgação