O ala/armador defendeu equipes importantes da NBA

Foto: Divulgação/Minas Tênis
Foto: Divulgação/Minas Tênis

No dia 13 de dezembro de 2018 a diretoria do Minas Tênis Clube anunciava a contratação de um reforço de peso para a temporada 2018/19 do Novo Basquete Brasil (NBB). O ala/armador Leandrinho Barbosa, campeão da NBA em 2015, quando defendia o Golden State Warriors, chegava para vestir a camisa da tradicional equipe azul e branca pela primeira vez na carreira. A passagem do jogador pelo Clube não chegou ao fim. Isso porque, nesta sexta-feira (21 de junho), a diretoria minastenista anuncia a renovação do contrato do jogador para mais uma temporada com o Minas.

Na estreia com a camisa azul e branca, pela Copa Super 8, no 22 de dezembro de 2018, Leandrinho marcou 20 pontos, pegou três rebotes e deu seis assistências contra o Flamengo. O Minas acabou superado pelo time rubro-negro, por 92 a 74, mas o jogador mostrou que iria contribuir muito com os companheiros de equipe.

Leandrinho teve grandes atuações com a camisa do Minas. No primeiro ano com a equipe minastenista, marcou 31 pontos contra o Basquete Cearense, no dia 24 de março, quando estabeleceu novo recorde pessoal de pontos no NBB. Na temporada, o ala/armador teve médias de 18,4 pontos, 4,5 rebotes e 3,8 assistências por partida.

Revelado pelo Palmeiras e com passagem, na sequência, pelo Bauru, Leandrinho foi draftado pelo San Antonio Spurs, equipe norte-americana que disputa a NBA (liga de basquete dos Estados Unidos), em 2003. Ainda no Draft daquele ano, foi trocado com o Phoenix Suns.

A primeira passagem pela franquia do Arizona durou sete anos. Na temporada 2006/07, o então camisa 10 do Phoenix teve média de 18,1 pontos por partida e foi eleito o melhor sexto homem da temporada da NBA, tornando-se, até o momento, o único brasileiro a receber uma premiação individual na principal liga de basquete do mundo.

Além do Phoenix, franquia que defendeu em três oportunidades, Leandrinho vestiu as camisas de Toronto Raptors, Indiana Pacers, Boston Celtics e Golden State Warriors, equipe com a qual conquistou o anel de campeão da NBA.

No Brasil, Leandrinho teve passagens pelo CR Flamengo, EC Pinheiros e Sesi Franca Basquete, última equipe que defendeu antes de desembarcar em Belo Horizonte.