Vai começar a segunda etapa do Campeonato Brasileiro InterclubesLiga de Desenvolvimento de Basquete 2018. A partir de segunda-feira (1º de outubro), no ginásio Antônio Prado Junior, em São Paulo (SP), as últimas partidas da fase classificatória da competição serão realizadas e definirão os classificados ao octogonal final.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

As equipes que disputarão a etapa em São Paulo serão: Paulistano/Corpore, Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná/ABSB, São José Basketball, Sesi Franca Basquete, EC Pinheiros, Palmeiras, Praia Clube/AEDEC, Country Club/PMM Maringá/ADRM, Cigha/União Corinthians e Minas Tênis Clube.

O único time que não entrará em quadra na capital paulista será o Flamengo, que por motivos de logística, participou das duas sedes da primeira etapa (Rio de Janeiro e Curitiba) e já disputou todas às dez partidas da fase classificatória.

Quem lidera a classificação da LDB 2018 é o Paulistano/Corpore, que venceu as cinco partidas disputadas no Rio de Janeiro. Depois de folgar na edição de Curitiba, o único invicto da competição retornará às quadras em São Paulo, atuando em seu ginásio.

Na segunda colocação está o Flamengo, que além de garantir a classificação ao octogonal final, assegurou pelo menos a segunda melhor campanha da fase de classificação, com oito vitórias em dez oportunidades (80% de aproveitamento).

Logo abaixo, quatro equipes estão empatadas com 60% de aproveitamento. Círculo Militar do Paraná, São José, Franca e Pinheiros venceram três dos cinco jogos disputados e dividem a terceira colocação.

Depois, com 40% de aproveitamento, vem o Palmeiras – dois triunfos em cinco oportunidades. Praia Clube, Maringá e União Corinthians (RS) estão empatados com uma vitória cada (20% de aproveitamento). E, por fim, segue o Minas, que ainda não venceu no campeonato.

Fase final
Após o termino da segunda etapa, os oito melhores colocados seguirão para o octogonal final, que acontecerá entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, em uma das paradas do NBB CAIXA para partidas da Seleção Brasileira.

As equipes serão distribuídas em dois grupos, com os dois melhores colocados de cada chave avançando para as semifinais da competição. Já nas semifinais, os confrontos serão decididos em jogo único, assim como na grande final.

Classificação
1º) Paulistano/Corpore – 05 vitórias e 0 derrotas (100% de aproveitamento)
2º) Flamengo – 08 vitórias e 02 derrotas (80% de aproveitamento)
3º) Curitiba Basquete /Círculo Militar do Paraná/ABSB – 03 vitórias e 02 derrotas (50% de aproveitamento)
4º) São José Basketball – 03 vitórias e 02 derrotas (60% de aproveitamento)
5º) Sesi Franca Basquete – 03 vitórias e 02 derrotas (60% de aproveitamento)
6º) EC Pinheiros – 03 vitórias e 02 derrotas (60% de aproveitamento)
7º) Palmeiras – 2 vitórias e 3 derrotas (40% de aproveitamento)
8º) Country Club/PMM Maringá/ADRM – 1 vitória e 4 derrotas (25% de aproveitamento)
9º) Praia Clube/AEDEC – 01 vitória e 04 derrotas (20% de aproveitamento)
10º) Cigha/União Corinthians – 01 vitória e 04 derrotas (20% de aproveitamento)
11º) Minas Tênis Clube – 0 vitórias e 05 derrotas (0% de aproveitamento)

Primeiras partidas da 2ª etapa da LDB:
1º de outubro (Segunda-feira)
09h00 – Palmeiras x Curitiba Basquetebol/Círculo Militar do Paraná
11h15 – Cigha/União Corinthians x Sesi Franca Basquete
13h30 – Minas Tênis Clube x São José Basketball
15h45 – EC Pinheiros x Country Club/PMM Maringá/ADRM
18h00 – Paulistano/Corpore x Praia Clube/AEDEC

02 de outubro (Terça-feira)
08h00 – Sesi Franca Basquete x Palmeiras
10h15 – São José Basketball x Paulistano/Corpore
12h30 – Country Club/PMM Maringá/ADRM x Minas Tênis Clube
14h45 – Curitiba Basquetebol/Círculo Militar do Paraná x EC Pinheiros
17h00 – Praia Clube/AEDEC x Cigha/União Corinthians