Com muita elegância, a Liga de Basquete Feminino premiou as melhores jogadoras e representantes de equipes da LBF CAIXA 2018, em suntuoso evento realizado em um restaurante de São Paulo (SP). A cerimônia foi apresentada por Carlos Renato dos Santos, o Renatinho, e teve discursos do presidente da LBF, Ricardo Molina, e do Superintendente Regional da CAIXA, Clayton Rosa Carneiro.

O quinteto ideal teve duas representantes do campeão Campinas: Meli Gretter (eleita MVP das Finais) e Ariadna. A cubana, inclusive, desbancou a companheira de equipe e Jaqueline de Paula, do Santo André/Apaba, para também ser eleita a MVP do campeonato. Completaram a seleção Briahanna Jackson (Sampaio), Gil Justino (Uninassau) e Thayná Silva.

A ala do São Bernardo/Brazolin/Unip foi escolhida a Revelação da Temporada, vencendo a companheira Lays e Larissa, do Presidente Venceslau. “Muito feliz com tudo o que vem acontecendo na minha vida neste ano. Tudo está sendo demais”, declarou a carioca, que quase desistiu da carreira no basquete antes de ser contratada pela equipe paulista e figurar entre as principais jogadoras em vários quesitos do campeonato.

Revelação da temporada, Thayná exibe seus troféus / Foto: João Pires/LBF
Revelação da temporada, Thayná exibe seus troféus / Foto: João Pires/LBF

Tetracampeão da LBF CAIXA no domingo, Antonio Carlos Vendramini foi escolhido o Melhor Técnico, desbancando o vice-campeão Virgil Lopez, do Sampaio, e João Camargo, que conduziu o Blumenau à sua melhor campanha na competição. A mascote da equipe catarinense, Frida, levou o prêmio no quesito.

A melhor temporada de Jaqueline na Liga foi coroada com dois troféus. A ala do Santo André/Apaba foi a cestinha do campeonato, com 21 pontos de média por jogo, e de quebra liderou nas bolas de três pontos.

Duas atletas do Funvic/Ituano lideraram nas assistências e rebotes- as experientes Kelly (9,6 rebotes por jogo) e Joice (7,6 passes por partida).

Eleita Craque da Galera com mais de 4.600 votos, Briahanna Jackson recebeu nesta terça o seu troféu. “É definitivamente uma honra ser escolhida como uma das melhores jogadoras da Liga. Foi bem difícil jogar aqui e se ajustar, vindo do basquete americano. Estou bem contente com o desenvolvimento que tive desde o primeiro dia, para me tornar uma jogadora melhor. Agradeço a todos os fãs que votaram em mim, foi realmente incrível”, disse a norte-americana, que levou o Sampaio Basquete as Finais.

Briahanna Jackson teve mais de 4.600 votos para ser a Craque da Galera / Foto: João Pires/LBF
Briahanna Jackson teve mais de 4.600 votos para ser a Craque da Galera / Foto: João Pires/LBF

Escolhida para o quinteto ideal da LBF CAIXA, a pivô Gil, da Uninassau, comentou o desempenho da equipe pernambucana em 2018. “Fiquei bastante satisfeita com nossa temporada. Nossa equipe foi guerreira e foi feito um trabalho maravilhoso. Agradeço meu técnico e minhas companheiras, pois sozinha, não conseguiria entrar neste quinteto”, disse. Da equipe pernambucana, o técnico Roberto Dornelas e as jogadoras Carol, Ana Limoeiro e Tassia também estiveram na cerimônia para receber o troféu e as medalhas de bronze. A equipe pernambucana também recebeu o prêmio pela Melhor Transmissão WEB da temporada.

Finalizando a premiação entre equipes, o Presidente Venceslau levou o Melhor Uniforme e São Bernardo/Brazolin/Unip teve o melhor projeto Social da temporada. Rodrigo Rodrigues de Moraes foi escolhido o Melhor Árbitro da temporada.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Prêmios Individuais

MVP da competição
Ariadna (Campinas)

Quinteto ideal
Briahanna Jackson (Sampaio Basquete), Melisa Gretter (Campinas), Ariadna (Campinas), Thayná (São Bernardo/Brazolin/Unip) e Gil Justino (Uninassau)

3º Lugar na LBF CAIXA 2018
Uninassau

Melhor Técnico
Antonio Carlos Vendramini (Campinas)

Revelação
Thayná (São Bernardo/Brazolin/Unip)

Craque da Galera
Briahanna Jackson (Sampaio Basquete)

Cestinha
Jaqueline (Santo André/Apaba) – média de 21 pontos por jogo

Líder em Rebotes
Kelly (Funvic/Ituano) – média de 9,6 por jogo

Líder em Assistências
Joice (Funvic/Ituano) – média de 7,6 por jogo

Líder em Bolas de três pontos
Jaqueline (Santo André/Apaba) – média de 3,3 por jogo

Melhor Árbitro
Rodrigo Rodrigues de Moraes

Prêmios para equipes

Prêmio LBF CAIXA Social
São Bernardo/Brazolin/Unip

Melhor Mascote
Frida (Blumenau)

Melhor Uniforme
Presidente Venceslau

Melhor Transmissão WEB
Uninassau

Ricardo Molina homenageou na CBB, representada por Marcelo Maffia / Foto: João Pires/LBF
Ricardo Molina homenageou na CBB, representada por Marcelo Maffia / Foto: João Pires/LBF