Três dias de imersão no universo NBA. Essa foi a experiência vivida por 36 meninos (oito brasileiros) e meninas (sete brasileiras) da categoria sub-14 de sete países da América do Sul e Caribe (Brasil, Argentina, Uruguai, Porto Rico, Barbados, Trinidad & Tobago e Jamaica) no último fim de semana durante o Selection Camp jr. nba América Latina, acampamento realizado no Clube Alto dos Pinheiros, em São Paulo. Durante os três dias, o grupo participou de dinâmicas, fez uma visita ao Museu do Futebol, assistiu à palestras e treinou duro sob o comando de um corpo técnico formado por oito profissionais de Brasil, Uruguai, Argentina e México. Os treinadores, entre eles os ex-jogadores Flávio ‘Espiga’ (atual técnico do Minas Tênis Clube) e Danilo Castro, fizeram observações e avaliações e serão responsáveis pela escolha dos 20 atletas (dez de cada naipe) que representarão a América Latina no Campeonato Mundial jr. nba 2019, que acontece entre 6 e 11 de agosto, no complexo ESPN Wide World of Sports, em Orlando (Flórida-EUA). O anúncio sai nas próximas semanas.

“Foi bacana ver o intercâmbio que o camp proporcionou. Além de toda parte técnica, do trabalho em quadra, do nível de fundamentos, a convivência entre eles, o respeito de todos e a determinação que eles mostraram no camp foi impressionante. Tivemos meninos e meninas de sete países, culturas e línguas diferentes, realidades diferentes, mas com o mesmo propósito e a mesma vontade, um grupo de qualidade, que treinou forte e bem, e um ambiente muito leve. Fiquei satisfeito com o que vi, vamos ter uma seleção da América Latina bastante competitiva”, afirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de basquete da NBA para a América Latina.

O camp recebeu também visitas ilustres: Adriana Santos, ex-ala da Seleção Brasileira, campeã mundial em 1994 e vice-campeã olímpica em Atlanta-1996, e Lucas ‘Bebê’ Nogueira, que passou quatro temporadas no Toronto Raptors (NBA). O pivô conversou com os atletas no primeiro dia e, no papo, falou de desafios, vitórias e derrotas em sua trajetória na liga. “Fico feliz em poder compartilhar um pouco da minha história com essa garotada. Já tive a idade deles, tinha o mesmo sonho, passei por muita coisa até chegar à NBA. Tudo que eles puderem aprender agora, entender e assimilar, vai servir de experiência para que estejam bem preparados para vencer os desafios que terão pelo caminho em busca do sonho”, frisou Bebê.

Gatorade foi parceira do jr. nba Selection Camp América Latina e ofereceu seminários sobre hidratação, além de produtos aos participantes.

Campeonato Mundial jr. NBA
O Campeonato Mundial jr. nba apresenta competições dos dois naipes (masculino e feminino), com chaves em que ficam separadas equipes dos Estados Unidos e times internacionais. Os torneios começam com chaves de grupos e seguem em sistema de eliminação simples. Os finalistas das chaves de EUA e mundo se enfrentam nas finais no dia 11 de agosto. A competição terá 16 equipes masculinas e 16 femininas (oito dos Estados Unidos e oito de outros países e regiões) com jovens de mais de 70 países de todo o mundo. Mais informações em https://jrnbawc.nba.com/.

Mais de 300 meninos e meninas de 35 países participaram da primeira edição do Campeonato Mundial jr. nba, em agosto de 2018. Durante uma semana, todos os 32 times participaram de atividades extra-quadra, incluindo palestras sobre valores pessoais, visitas a parques temáticos da Disney, ações comunitárias e encontros com atletas, ex-atletas e treinadores da NBA e da WNBA. A equipe Central (Kansas City) venceu o selecionado da Europa por 68 a 38 no torneio feminino, enquanto o Central (Overland Park) derrotou a equipe de África e Meio Leste por 60 a 50, no campeonato masculino, sagrando-se campeões. Mais informações sobre o Campeonato Mundial jr. nba pelo site https://jrnbagc.nba.com/.