Imagem: Divulgação/FPB
Imagem: Divulgação/FPB

O Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2020 começa nesta sexta-feira (16 de outubro), às 19h (de Brasília), com o clássico entre Sesi Araraquara e Ituano Basquete, no ginásio Municipal de Esportes Presidente Castelo Branco (Gigantão), em Araraquara (SP). A partida terá transmissão ao vivo pela TV FPB, através do canal oficial da GCS Sports no YouTube.

O representante de Araraquara, comandado pelo técnico Daniel Wattfy, reformulou seu elenco, fazendo uma boa mescla de jogadoras experientes e outras mais novas, com um futuro promissor. Chegaram: Tainá Paixão (armadora – ex-Sampaio Basquete), Mariane Carvalho (lateral – ex-The Kansas University/EUA), Beatriz Aneas (armadora – ex-ADC Bradesco), Bianca Soares (ala – ex-Sogipa), Verônica Fiuza (pivô – ex-NB Ponta Grossa). Entre as atletas que renovaram seu vínculo com o Sesi Araraquara estão: Danielle Kawakami (ala/armadora), Julia Celestino (ala), Silvinha Gustavo (ala/pivô), Carlinha Lucchini (armadora), Izabela Andrade (ala/pivô), Juliana Souza (pivô), Karen Rocha (ala) e Gabriella Soso (ala). Deixaram o elenco, rumando para o cenário internacional, Débora da

Daniel Wattfy Foto: Divulgação/LBF
Daniel Wattfy Foto: Divulgação/LBF

Costa, Aline Moura e Bárbara de Souza.

“Essa estreia está sendo bastante aguardada, depois de um longo tempo de inatividade por conta da pandemia, então estão todos ansiosos para chegar a hora do jogo. Passamos por uma reformulação no elenco, jogadoras importantes saíram e outras importantes chagaram, mas no geral é um trabalho que os resultados virão em médio e longo prazos, não estamos aguardando resultados imediatos, mas esperamos ser bastante competitivos já na estreia”, comentou Daniel.

“O Ituano é um time muito experiente, tem um grande plantel e, por isso, esperamos muitas dificuldades, mas nos preparamos adequadamente, recuperando as jogadoras na parte física, mas vai ficar faltando um pouquinho de entrosamento, com atletas que chegaram e a que já estavam. Além disso, tivemos algumas mudanças no estilo de jogo, não tenho mais pivôs dominantes e o garrafão não é muito alto, então, miudamos a maneira de jogar e isso leva tempo para que possamos estar numa melhor condição; acredito em um grande jogo para a abertura do campeonato, que vai valorizar o basquete feminino. Esperamos ser competitivos, se vamos ganhar já é a circunstância do jogo, mas estamos vibrando com a oportunidade de jogar uma partida oficial”, complementou Wattfy.

O Ituano Basquete, dirigido pelo técnico Antonio Carlos Barbosa, mexeu pouco em seu elenco, apostando no conjunto. Entre os reforços, estão a cubana Ineidis Casanova (armadora – ex- Uninassau/Cabo de Santo Agostinho) e Gil Justino (pivô – ex-Sampaio Basquete). As atletas que seguiram com a equipe são estas: a armadora Joice Rodrigues; as laterais Carolina Ribeiro, Iza Sangalli, Luana de Souza, Palmira Marçal, Patrícia Ferreira; e as pivôs Fabi Caetano, Mari Dias e Monique Teresa. A única baixa foi a armadora Alana Gonçalo, que se transferiu para o basquete espanhol.

Iza Sangalli / Foto: Nathane Agostini/Divulgação
Iza Sangalli / Foto: Nathane Agostini/Divulgação

“Estou muito animada com o retorno dos jogos e fizemos uma boa pré-temporada para este retorno, por isso, acredito que estamos preparadas para iniciar bem o campeonato. O Sesi é um adversário muito forte e que se reforçou para o Paulista; tenho certeza que os dois times vão fazer um bom jogo. Temos que entrar em quadra e dar o máximo e espero que possamos começar com um resultado positivo”, comentou a lateral Izabella Sangalli, do Ituano Basquete.

“Estamos bastante ansiosas, mas acredito que isso é natural, afinal passamos tanto tempo sem jogar uma partida oficial devido a pandemia. As expectativas são sempre as melhores, a nossa equipe iniciou os trabalhos aos poucos e foi muito difícil o remeço, sofremos um pouco, mas tenho certeza que renderá bons frutos. Já conhecemos o Sesi e temos que nos concentrar em minar os pontos fortes delas”, comentou Gil Justino, reforço do Ituano para esta temporada.

“Mais do que isso, temos que preocupar conosco, em executar bem tudo o que precisa, ter disciplina tática e não cometer erros bobos; isso é um grande passo para conquistarmos o

Gil Justino / Foto: Nathane Agostini/Divulgação
Gil Justino / Foto: Nathane Agostini/Divulgação

resultado positivo. O Campeonato Paulista será curto e não podemos perder jogos por besteira. Estou bem confiante, a equipe está focada, com todas as jogadoras unidas num único objetivo”, completou a experiente pivô.

De acordo com o sistema de disputa, na primeira fase, as sete equipes se enfrentam em turno único. As quatro melhores avançam à próxima fase, que será disputada em turno e returno, com as duas equipes mais bem classificadas indo à final.

Os clubes participantes, além dos dois já citados, são estes: Vera Cruz/Campinas, Basketball Santo André/APABA, Apagebask/Guarulhos, Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva e Pró-Esporte/Sorocaba.